31 | I Série - Número: 024 | 12 de Dezembro de 2007
Vou ler-lhe apenas o que diz o Director da Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação em Necessidades Educativas Especiais: «Aprendi, em Portugal, que o compromisso e o esforço nesta matéria é enorme»«
O Sr. Francisco Madeira Lopes (Os Verdes): — Já ouvimos!
O Sr. Primeiro-Ministro: — Bem sei que não querem ouvir, mas têm de ouvir! «» As pessoas são muito activas, têm boas ideias e estão empenhadas. Posso dizer com firmeza que Portugal está no bom caminho». É a isto que se chama uma avaliação independente, não uma avaliação baseada em puro preconceito partidário.
Sr. Deputado, o que estamos a fazer na educação é investir. E como se faz esse investimento? Não é apenas com mais dinheiro, é com mudanças.
Estamos a investir na educação quando as escolas fazem o que devem, isto é, dão aulas de substituição! Estamos a investir na educação quando obrigamos a que todas as escolas estejam abertas até às 17 horas e 30 minutos! Quando têm desporto! Quando têm aulas de Inglês no ensino básico! Quando têm ensino artístico! A isso chama-se investir na educação, Sr. Deputado.
Acresce que fazemos este investimento e obtemos resultados. Resultados que se podem apresentar, com mais sucesso e menos abandono, e com mais alunos!
Protestos do Deputado do PCP João Oliveira.
Há mais de 10 anos que estávamos a perder alunos e, agora, estamos a recuperar. A isso é que se chama obter resultados. Chama-se a isso ter um sistema público de ensino à altura do que são os desafios do Portugal de hoje. Chama-se a isso ter uma escola mais atenta, mais competitiva e que presta melhores serviços aos portugueses, não deixando tudo como estava!
Protestos do PCP.
O Sr. Francisco Madeira Lopes (Os Verdes): — Ah, pois não!
O Sr. Primeiro-Ministro: — Não é, mais uma vez, nada fazer que resolve o problema! Finalmente, esta ç a primeira intervenção que Sr. Deputado faz em que não fala de alterações climáticas»
A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Lá está a cassete!
O Sr. Primeiro-Ministro: — » e daquilo que se está a passar em Bali. Talvez seja porque agora os resultados não lhe convêm!
Protestos do PCP.
Talvez seja porque Portugal subiu no ranking dos países que estão a melhorar em termos de resposta às alterações climáticas! Talvez seja porque Portugal é «apenas» o quarto País europeu em matéria de boas políticas energéticas e de boas políticas quanto à diminuição do efeito de estufa!
Aplausos do PS.
Sr. Deputado, talvez fosse boa altura para aproveitar discutir o tema ambiental mais importante dos dias de hoje!
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Para colocar perguntas ao Sr. Primeiro-Ministro, tem a palavra o Sr. Deputado Alberto Martins.