39 | I Série - Número: 044 | 7 de Fevereiro de 2008
O Sr. Miguel Tiago (PCP): — … e que forçará que seja discutido, nesta Assembleia, o regime de gestão da escola pública.
Aplausos do PCP.
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Srs. Deputados, a Mesa não tinha registado mais nenhuma inscrição, mas surgiu agora uma... Peço aos grupos parlamentares que mais atempadamente façam as inscrições para pedidos de esclarecimento.
Para esse efeito tem, então, a palavra o Sr. Deputado Bravo Nico.
O Sr. Bravo Nico (PS): — Sr. Presidente, muito obrigado.
Sr. Deputado Miguel Tiago, era fundamental que o Partido Socialista pudesse pronunciar-se agora, aqui,…
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Mas de preferência a tempo.
O Sr. Bravo Nico (PS): — … (com certeza, Sr. Presidente) porque, depois de escutarmos a voz e a opinião dos dois extremos desta Assembleia, o que seria do nosso país se não houvesse o Partido Socialista…
Vozes dos CDS-PP: — Ohhh!…
O Sr. João Oliveira (PCP): — «Presunção e água benta, cada qual toma a que quer»!
O Sr. Bravo Nico (PS): — … a salvaguardar os princípios da escola pública portuguesa?!
Aplausos do PS.
Mas, Srs. Deputados, vamos contribuir para descodificar o que está, aqui, em causa.
Aparentemente, o PCP, o Bloco de Esquerda, o CDS-PP e também o PSD não estão assim tão distantes em relação a estas matérias da avaliação dos professores e da gestão das escolas.
O Sr. João Oliveira (PCP): — Estamos e muito!
O Sr. Bravo Nico (PS): — É necessário avaliar os professores. Todos estamos de acordo. Mas quando se começa a trabalhar para avaliar os professores dizem: «calma, é melhor ficar como está».
É necessário um novo modelo de gestão das escolas. Com certeza! Mas quando se tomam medidas para mudar a gestão das escolas, para modernizá-las, para redignificá-las, então dizem: «é melhor ficar como está, reflectirmos mais três anos, para vermos como é que havemos de fazer».
Vou dar-vos um exemplo que descodifica e concretiza o que pensam VV. Ex.as
: o de um aluno em abandono escolar (vamos concretizar, para percebermos melhor), o de um jovem que tem dificuldades de aprendizagem e que está no limiar do abandono escolar.
O que defende o CDS-PP? Defende uma avaliação de professores, que reconheça a um professor a capacidade de expulsar esse aluno da escola!
O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Não é o caso!
O Sr. Bravo Nico (PS): — Este, sim, é o professor que deve ser bem avaliado, bem classificado, porque exerceu de forma policial a sua autoridade perante um aluno com dificuldades de aprendizagem! É este o vosso conceito!
Protestos do CDS-PP.