O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

34 | I Série - Número: 053 | 29 de Fevereiro de 2008

É nesse sentido que alguém tem de ter a capacidade e a ponderação de dizer ao Eng.º José Sócrates e à Ministra da Educação que é tempo de parar com esta política e de arranjar toda uma outra forma de governação.

Aplausos do BE.

O Sr. Presidente (Nuno Teixeira de Melo): — Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado José Paulo Carvalho.

O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Ana Drago, antes de mais queria saudá-la pelo facto de ter trazido a debate, mais uma vez, o tema da educação.
Ora, gostava de constatar aqui, perante esta Câmara, o seguinte: o tema da educação tem sido objecto de debate em Plenário porque o CDS já promoveu esse debate, o PSD já promoveu esse debate, o PCP já promoveu esse debate, o Bloco de Esquerda já promoveu esse debate, mas, curiosamente, nunca é o Partido Socialista que traz a matéria da educação para debate em Plenário!

O Sr. Luís Fazenda (BE): — Porque será?!

O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Srs. Deputados, era importante que esta questão fosse esclarecida. Mas é simples: é porque já nem os senhores têm capacidade de vir aqui defender as políticas do Governo! Se assim é, fica aqui o desafio para que, na próxima semana, a declaração política do Partido Socialista seja sobre educação e venham defender aquilo que consideram útil.

Protestos do PS.

Sejam os senhores a trazer aqui o debate! Já agora, gostava de salientar que já não me recordo de qual foi o último projecto de lei do Partido Socialista em matéria de educação… Já não me recordo, não me recordo mesmo, mas gostava que me lembrassem. No entanto, recordo-me dos outros partidos…

A Sr.ª Ana Catarina Mendonça (PS): — Já esteve melhor…!

O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Sr.ª Deputada, a Sr.ª Ministra da Educação também já teve dias melhores! Sobre esta matéria não temos uma perspectiva de classe mas, sim, uma perspectiva de sistema. Portanto, aí temos alguma divisão face ao Bloco de Esquerda.
Na verdade, o comportamento que a Sr.ª Ministra da Educação tem tido nos últimos tempos permite-nos assumir como absoluta verdade que a Sr.ª Ministra disse: «Perdi os professores, mas ‘pisquei o olho’ ao País; ganhei o País». Ora, isso é lamentável porque, no fundo, funciona ao contrário… Foi uma escolha pelo Governo de uma classe a abater.

O Sr. Presidente (Nuno Teixeira de Melo): — Sr. Deputado, tem de terminar.

O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Vou terminar, Sr. Presidente.
Sr.ª Deputada, antes de terminar gostava de lhe colocar a seguinte questão: só é possível fazer mudanças com um clima de credibilidade e de confiança — que foi tudo aquilo que o Governo conseguiu destruir. Não há nem credibilidade nem confiança no sistema. Por isso, pergunto: partilha das considerações que fiz e considera ser possível fazer algo com o clima de desconfiança total que foi gerado no sistema educativo?

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente (Nuno Teixeira de Melo): — Para responder, tem a palavra a Sr.ª Deputada Ana Drago.