O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

37 | I Série - Número: 053 | 29 de Fevereiro de 2008


A luta contra a pobreza e a exclusão social, bem como a protecção das famílias, em particular das crianças e dos idosos, a par da promoção da igualdade de oportunidades devem, no entendimento do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, continuar a constituir uma prioridade central da governação através de novas políticas e instrumentos e do reforço do sistema de protecção social.
Para o Grupo Parlamentar do Partido Socialista o desemprego continua a constituir o maior desafio que o País enfrenta, cuja resposta assenta num maior crescimento económico e no reforço da qualificação dos portugueses. Neste contexto, importa continuar o esforço de qualificação e de formação dos portugueses, mas também o reforço de políticas públicas que contribuam para o investimento privado e, por essa via, para o crescimento da economia e para a criação do emprego.
Por outro lado, no quadro da revisão do Código do Trabalho, a ocorrer muito em breve, asseguraremos a necessária compatibilização entre a adaptabilidade e a segurança, mas também o aprofundamento dos direitos sociais dos trabalhadores, designadamente no plano da maternidade e da paternidade e da conciliação entre a vida familiar e a vida profissional.
O Governo e o Grupo Parlamentar do Partido Socialista manterão o rumo reformista até ao final da legislatura de forma a modernizar o País, a fortalecer o Estado social e a cumprir o contrato que firmaram com os portugueses.
Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: A realização das Jornadas Parlamentares do PS, na Guarda, constituiu um momento privilegiado da nossa vida política e um sinal claro de que o Partido Socialista está preocupado com as questões da coesão social e territorial.
Mas para a Guarda este também foi um momento de clarificação. O novo hospital da Guarda, que resultará da ampliação e requalificação das actuais instalações do Hospital Sousa Martins, vai mesmo ser uma realidade. A Sr.ª Ministra da Saúde confirmou que o projecto está em fase de elaboração, será concluído em Setembro deste ano, após o que será lançado o concurso para a sua construção.
O Partido Socialista, que está associado indelevelmente ao desenvolvimento e ao progresso da Guarda com a construção da A25, da A23, do Museu do Côa, do IP2 a norte da Guarda, de uma rede moderna de unidades de cuidados primários de saúde, ficará, também agora, associado à construção dos novos hospitais da Guarda e de Seia.
A este propósito, e na decorrência da última reunião plenária que teve lugar na passada sexta-feira, em que fiquei de entregar na Mesa um conjunto de documentos, aproveito esta oportunidade para lhos entregar.

Aplausos do PS.

Entretanto, assumiu a presidência o Sr. Vice-Presidente António Filipe.

O Sr. Presidente: — Sr. Deputado, os documentos que entregou serão distribuídos.
Entretanto, para pedir esclarecimentos, inscreveram-se a Sr.ª Deputada Ana Manso e os Srs. Deputados Pedro Mota Soares e Bernardino Soares.
Para o efeito, tem, então, a palavra a Sr.ª Deputada Ana Manso.

A Sr.ª Ana Manso (PSD): — Sr. Presidente, começo por fazer um cumprimento ao Sr. Deputado Fernando Cabral, porque é a primeira intervenção que V. Ex.ª faz nesta Assembleia da República…

Risos do PSD.

Cumprimento também V. Ex.ª e o seu grupo parlamentar por terem escolhido a Guarda para realizar as Jornadas Parlamentares do Partido Socialista. E em boa hora o fizeram porque, de facto, na Guarda, pelo menos, não foram incomodados por nenhuma conferência de imprensa de nenhum outro partido a reflectir sobre, ou a comentar, aquelas Jornadas Parlamentares…

Risos do PSD.