51 | I Série - Número: 055 | 6 de Março de 2008
Protestos do PSD e do CDS-PP.
Sobre os copos de plástico para o café, conhecem algum auto? Zero! Sobre a venda de castanhas embrulhadas em papel impresso, conhecem algum auto? Zero! Sobre as facas de cor diferente, conhecem algum auto? Zero! Sobre o bolo-rei e o brinde, conhecem algum auto? Também não há! Etc., etc.
Sabem onde é que existe? É no azeite! Quando os senhores tiveram oportunidade de excepcionar o azeite, no que se refere aos pequenos produtores, o que fizeram foi publicar uma portaria…
O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP). — Foi uma lei! Não sabe a diferença entre uma lei e uma portaria!?
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — … que tratou os pequenos produtores ao mesmo nível dos grandes produtores e os condicionou totalmente. Nessa altura, onde é que os senhores estavam? Onde é que estava o PSD? Onde é que estava o CDS?
Aplausos do PS.
Se não se recordam da portaria, digo-vos que é uma das que foram publicadas no tempo que mediou entre a Assembleia ser dissolvida e a realização de eleições legislativas,…
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Mas são muitas!
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — … é de 11 de Janeiro de 2005.
Para terminar, também gostava de saber de que lado estão. Do lado do consumidor ou do lado dos prevaricadores? Era importante para os portugueses saberem o que é que os senhores consideram mais importante, se as situações como as que ontem encontrámos em diversos pontos do País…
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Isso também é demagogia!
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Não é demagogia, não, Sr. Deputado! Porque o que ontem tivemos foi a apreensão de muita alimentação que não estava em condições.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Mas não era preciso estar lá a televisão!
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Gostava de saber…
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Sr. Deputado, faça favor de terminar.
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Com certeza, Sr. Presidente.
Penso que estão feitas as perguntas e gostava de ter esclarecimentos quanto a estas questões.
Volto a dizer que o PS, numa atitude séria, criou um grupo de trabalho para discutir estes temas na Assembleia da República…
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Faça favor de terminar, Sr. Deputado. Já ultrapassou largamente o seu tempo e, como eu dizia há pouco, temos de arranjar uma ASAE para os tempos!
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Sr. Presidente, se puder terminar a frase, agradecia.
O que queria dizer é que nós temos uma atitude séria e convidámos todos os grupos parlamentares a estarem presentes nesta discussão porque entendemos que a mesma não é para ser utilizada como arma de arremesso, de forma partidária,…