O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21 | I Série - Número: 060 | 15 de Março de 2008

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra, para responder, o Sr. Ministro da Economia e da Inovação.

O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Rosário Cardoso Águas, como sabe, PIN quer dizer projecto de Potencial Interesse Nacional. Ou seja, é um projecto que reúne condições para ter um tratamento de forma a acelerar o processo.

Protestos do PSD.

O Sr. Honório Novo (PCP): — Todos sabemos isso!

O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — O que não quer dizer que todos os PIN sejam realizados.
Por exemplo, se for descoberto algum problema a nível de ordenamento do território ou ambiental, um PIN não é realizado.
Posso dar-lhe os valores exactos dos projectos contratualizados pela AICEP: no ano de 2004, foram 709 milhões de euros; no ano de 2005, foram 812 milhões de euros; no ano de 2006, foram 2137 milhões de euros; no ano de 2007, foram 3000 milhões de euros.
A Sr.ª Deputada diz que apresentei projectos de mais de 30 000 milhões de euros do sector privado, mas, honestamente, não sei a que está a referir-se. Como conheço os PowerPoint que saem do Ministério da Economia, gostava que me mostrasse o PowerPoint a que se refere, porque ele, pura e simplesmente, não existe.
Mas os números são o que são e o investimento está a aumentar. Aumentou mais de 3% no ano passado.
Não sou eu que o diz, não é a Sr.ª Deputada que o diz, mas o Banco de Portugal e o INE! Não queira contrariar a realidade, ainda por cima quando é uma boa novidade para a economia portuguesa! Precisamos de mais investimento em novas fábricas, na modernização das actuais, em tecnologia, nos recursos humanos…! Para quê duvidar do investimento? Recordo-lhe o seu anterior líder,…

A Sr.ª Rosário Cardoso Águas (PSD): — Ó Sr. Ministro, não venha com isso! Responda!

O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — … que gostava muito de utilizar a expressão «investimentos de papel». E acertou, porque, de facto, o sector da floresta-papel é dos que está a atrair mais investimento. Mas acertou pelas más razões, porque se trata de investimento no sector do papel e não de investimento de papel.

Aplausos do PS.

O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Não respondeu a nada!

O Sr. Presidente: — Tem a palavra, para replicar, a Sr.ª Deputada Rosário Cardoso Águas.

A Sr.ª Rosário Cardoso Águas (PSD): — Sr. Presidente, Sr. Ministro da Economia e da Inovação, é curioso que, em vez de responder às perguntas que os Deputados lhe fazem — o que, aliás, é um hábito —,…

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Respondeu a todas!

A Sr.ª Rosário Cardoso Águas (PSD): — …nunca responde…

Vozes do PS: — Respondeu!