O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

23 | I Série - Número: 060 | 15 de Março de 2008


responsabilidade é do Governo actual, assim como, no caso dos galheteiros, a responsabilidade era do vosso governo.

A Sr.ª Rosário Cardoso Águas (PSD): — Ó Sr. Ministro, isso é falta de respeito pela Assembleia! É falta de responsabilidade!

O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — Vocês são os responsáveis pelo problema dos galheteiros.
Foram vocês que aprovaram a regulamentação sobre os galheteiros.

Protestos do PSD.

Mas também não é um ministro em particular.

A Sr.ª Rosário Cardoso Águas (PSD): — Ó Sr. Ministro, responda à pergunta!

O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — Foi o governo de então, no seu conjunto, que aprovou a regulamentação sobre os galheteiros. Creio que não é justo estar a sacar as culpas ao primeiro-ministro da altura ou ao ministro x ou y.

Protestos do PSD.

Relativamente ao investimento, Sr.ª Deputada, compreendo que três anos penosos de investimento, quando o seu partido estava no governo, a desabituaram de conseguir olhar para todo e qualquer projecto de investimento.
Falou do projecto da plataforma logística de Castanheira do Ribatejo, e não de Vila Franca de Xira. Os números referem-se às 1.º, 2.ª e 3.ª fases do projecto.

A Sr.ª Rosário Cardoso Águas (PSD): — Então, é o somatório!

O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — Os números estão certos. O número mais pequeno diz respeito à 1.ª fase, depois um número um pouco maior diz respeito à 2.ª fase e o número maior corresponde ao conjunto das três fases.
Eu compreendo a desabituação que criou o facto de o investimento ter baixado mais de 10% ao longo de três anos, repito, facto que não encontra paralelo na história económica portuguesa dos últimos 20 anos nem, tão-pouco, em nenhum país europeu. E não venham com a desculpa de que, em 2000 ou em 2001, o caso já era assim, porque não era. Não venham também com a desculpa de que, entre 1995 e 2000, o caso era assim, porque não era. Entre 1995 e 2000, Portugal, repito, era o país da União Europeia em que o investimento mais cresceu, a seguir à Finlândia.
Compreendo que os três anos de governo do seu partido…

O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Outra vez os três anos?!

O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — … em que o investimento baixou mais de 10% criou uma desabituação total de olhar para o investimento pela tomada de risco, pelas empresas e pelo sector privado.

Aplausos do PS.

O Sr. Hugo Velosa (PSD): — E as perguntas que a Deputada lhe fez?!

O Sr. Presidente: — Para formular uma pergunta, tem a palavra o Sr. Deputado Helder Amaral.