O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

83 | I Série - Número: 088 | 29 de Maio de 2008

O Sr. Presidente (António Filipe): — Tem de concluir, Sr. Ministro.

O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Termino agora, Sr. Presidente.
Quanto à questão da pobreza, não falemos em pobreza de forma vaga, falemos em números, em indicadores. E os indicadores são claros, Srs. Deputados: o risco de pobreza, no nosso País, era de 23%, em 1995, passou para 20%, em 2004, e baixou para 18%, em 2006.

Aplausos do PS.

A Sr.ª Helena Pinto (BE): — E está satisfeito?!

O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Quando falamos de pobreza, falemos nestes termos!

O Sr. Francisco Louçã (BE): — São 2 milhões!

O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Na União Europeia, o risco de pobreza era de 17% e baixou, em 11 anos, para 16%, ou seja, um ponto; em Portugal, baixou de 23% para 18%, ou seja, baixou cinco pontos. Isto denota um esforço considerável no combate à pobreza, com resultados visíveis.

O Sr. Presidente (António Filipe): — Sr. Ministro, tem mesmo de concluir, porque já ultrapassou, largamente, o tempo de que dispunha.

O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Temos de continuar este esforço, não podemos ficar satisfeitos com os indicadores, porque ainda há pobreza.

A Sr.ª Helena Pinto (BE): — Há muita pobreza!

O Sr. Francisco Louçã (BE): — São 2 milhões!

O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Mas não falemos num aumento da pobreza de forma vaga, olhemos para os indicadores.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente (António Filipe): — Srs. Deputados e Srs. Membros do Governo, terminámos o debate conjunto, na generalidade, da proposta de lei n.º 194/X e dos projectos de lei n.os 524/X e 532/X, os quais serão votados na próxima sessão em que houver lugar a votações, o que ocorrerá na sexta-feira, pelas 12 horas.
Entretanto, a próxima sessão plenária realizar-se-á amanhã, pelas 15 horas, e destina-se ao debate quinzenal com o Sr. Primeiro-Ministro.
Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas e 40 minutos.

Srs. Deputados que entraram durante a sessão:

Partido Socialista (PS):
José Carlos Bravo Nico
Manuel Alegre de Melo Duarte
Maria Isabel Coelho Santos
Maria Isabel da Silva Pires de Lima