8 | I Série - Número: 089 | 30 de Maio de 2008
Protestos do PS.
Agora, a acepção que o Sr. Deputado Alberto Martins utilizou para atribuir ao Deputado Francisco Louçã uma linguagem animalesca é um léxico impróprio desta Assembleia,…
Vozes do PS: — O que é que são uivos?! O que são uivos?!
O Sr. Luís Fazenda (BE): — … repito, é um léxico impróprio desta Assembleia e é uma atitude inaceitável no debate político democrático.
Vozes do BE: — Muito bem!
Protestos do PS.
O Sr. Luís Fazenda (BE): — O Sr. Primeiro-Ministro vem a estes debates crispado, normalmente distribuindo epítetos por todos os seus adversários. Hoje chegou aqui, chamou logo mentiroso,…
Vozes do PS: — É a verdade!
O Sr. Luís Fazenda (BE): — … isto, aquilo e aqueloutro… Magnífico: o homem que se condoía a semana passada porque lhe andavam a chamar mentiroso pelo País… É extraordinário…! Mas isso o Sr. Deputado Alberto Martins não observa.
Mas não foi essa a garantia que a maioria política do PS quis dar ao País na altura das eleições. Não! O que hoje aqui está é a maioria compressora,…
Protestos do PS.
… que não admite a crítica, que não debate abertamente com os adversários. Não! Quer imediatamente esmagar, utilizando esses epítetos: linguagem energética animalesca.
Sr. Deputado Alberto Martins, reflicta no que disse, porque isso não é aceitável nesta Assembleia da República.
Aplausos do BE.
Protestos do PS.
O Sr. Presidente: — Para dar explicações, se assim o entender, tem a palavra o Sr. Deputado Alberto Martins.
O Sr. Alberto Martins (PS): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Luís Fazenda, a propósito de uivos, recordome do livro de Aquilino Ribeiro Quando os Lobos Uivam. Aquilino foi levado a tribunal e o seu advogado Heliodoro Caldeira respondeu, em parceria com Aquilino: «Quando os lobos julgam, a justiça uiva». E, por isso, eu, glosando essa célebre frase, tirei esta: quando os lobos insultam, os cidadãos julgam.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Para responder ao pedido de esclarecimento do Sr. Deputado Alberto Martins, tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.