19 | I Série - Número: 004 | 25 de Setembro de 2008
O Sr. Primeiro-Ministro: — Srs. Deputados, oiçam com um mínimo de atenção, por favor! Desculpem, mas dêem-me um momento!
Protestos do PSD.
Sr. Presidente, peço desculpa, mas gostaria de fazer-me ouvir nas mesmas condições a que eu próprio estou sujeito quando outros falam.
Como dizia, Srs. Deputados, sou pelo reforço dos mercados financeiros. Os mercados financeiros são indispensáveis para a boa saúde da economia.
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Quem diria?!…
O Sr. Primeiro-Ministro: — Sou por uma regulação dos mercados financeiros — e já lá iremos! —, mas, Sr. Deputado, o que eu disse nesta Casa, quando discutimos a matéria, e também recentemente, foi que não estou disponível para coagir os portugueses a descontarem um terço da segurança social para, obrigatoriamente, jogarem na Bolsa. Para isso é que não estou disponível!
Aplausos do PS.
Protestos do PSD.
Nós defendemos uma segurança social pública. E o que é uma segurança social pública? É a que garante que a actualização das pensões é fixada por lei, não depende dos resultados da Bolsa. Essa é que é a diferença — e que grande diferença!!... Desculpem, mas é completamente diferente!
O Sr. Presidente: — Queira concluir, Sr. Primeiro-Ministro.
O Sr. Primeiro-Ministro: — Sr. Deputado, já que falou em mercados financeiros, gostaria que desse um esclarecimento a esta Casa e, já agora, também ao Governo.
É porque, há pouco tempo, um Vice-Presidente do seu partido fez declarações sobre a crise financeira que vivemos.
Ora, a crise financeira que vivemos obriga-nos a reflectir e a adoptar medidas. Por exemplo, a postura deste Governo é no sentido de reforço da regulação.
O Sr. Presidente: — Queira concluir, Sr. Primeiro-Ministro.
O Sr. Primeiro-Ministro: — Vou concluir, Sr. Presidente.
Dizia eu, Sr. Deputado, que um Vice-Presidente do seu partido, o economista António Borges, declarou que o subprime é uma das melhores inovações dos últimos anos…
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Tem-se visto!
O Sr. Primeiro-Ministro: — Repito: «o subprime é uma das melhores inovações dos últimos anos».
O economista, Vice-Presidente do seu partido, não alinha com os que diabolizam o subprime. Diz ele que o que está a acontecer agora é uma correcção —…
O Sr. Alberto Martins (PS): — Vê-se…!
O Sr. Primeiro-Ministro: — … uma correcção! — depois de alguns excessos, diz que o subprime funcionou muito bem durante muito tempo mas que, agora, é vítima do seu próprio sucesso.
O Sr. Presidente: — Tem mesmo de concluir, Sr. Primeiro-Ministro.