44 | I Série - Número: 008 | 3 de Outubro de 2008
Protestos do PSD e do CDS-PP.
No que se refere à criminalidade, no primeiro semestre de 2008 houve um aumento da criminalidade, e da criminalidade violenta e grave, em relação ao período homólogo de 2007. É verdade! Mas como é possível que, quem tanto fala neste aumento, não se recorde que, no primeiro semestre de 2008, houve menos criminalidade do que em 2004?! Em 2008, houve menos criminalidade violenta e grave do que em 2004! Não se lembram?!
Protestos do PSD e do CDS-PP.
Não se lembram que a criminalidade geral, no primeiro semestre de 2008, é idêntica à de 2002 e à de 2003?! Estes factos são irrelevantes?!
Protestos do PSD e do CDS-PP.
Quanto às políticas actuais, nomeadamente quanto ao problema do dispositivo, como é possível que se fale no número de polícias, esquecendo-se que em 2003 e em 2005 não foi admitido um único polícia? Nem um, único!
Protestos do PSD e do CDS-PP.
Como é possível que se esqueçam que não compraram armas nenhumas?! Como é possível que se esqueçam que não construíram carreiras de tiro?
O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Não é verdade!
O Sr. Ministro da Administração Interna: — Realmente, se tivessem tido políticas de investimento nas forças de segurança, em vez só da conversa retórica actual, estaríamos numa situação melhor em relação à criminalidade violenta e grave e em relação à criminalidade geral.
O pequeno problema é que o vosso investimento na segurança só se faz quando estão na oposição. É só «investimento de conversa», nunca é investimento real.
Aplausos do PS.
Protestos do PSD e do CDS-PP.
Aliás, também quero aqui recordar de novo que, relativamente ao apoio às forças de segurança, realmente, no papel, na conversa, apoiam as forças de segurança. Mas por que razão só falam em desmotivação e ineficácia? Acham que é apoiar as forças de segurança estar sempre a falar na ineficácia das suas acções?!
Protestos do PSD.
Quanto à desmotivação e à falta de apoio, há um número que quero aqui revelar: em 2007, num ano, só na PSP houve 3209 consultas psicológicas de apoio. Um número incomparável com qualquer dos anos anteriores! Isto, sim, é apoiar as forças de segurança; o resto é conversa!
Protestos do PSD e do CDS-PP.
A nossa política é justa e equilibrada e há algumas críticas que aqui foram feitas que eu não posso deixar passar em claro.
Por exemplo, uma contradição entre o artigo 202.º do Código de Processo Penal e a Lei da Imigração.