O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

31 | I Série - Número: 011 | 10 de Outubro de 2008

A Sr.ª Helena Terra (PS): — Mas também é verdade!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Quando estava a falar de diminuição das taxas de retenção, era de retenção de alunos que eu falava!

Protestos do CDS-PP.

Quando falava de mais estudantes no ensino superior, usava a palavra estudantes naquele sentido em que estudante é sinónimo de aluno.

Protestos do CDS-PP.

E quando falava do parque escolar, da rede escolar, do plano tecnológico, estava a falar de salas de aula, Sr. Deputado.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — É onde distribuem os computadores!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Sabe, Sr. Deputado, o «eduquês» já teve melhores dias, em Portugal.

O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Já!»

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — O «eduquês» tinha bons dias quando, na prática, eram as direcções dos sindicatos de professores que tinham um direito de veto sobre a política educativa; o «eduquês» tinha bons dias quando todas as forças políticas se deixavam ir atrás da «espuma dos dias».

Protestos do PSD.

Ora, neste momento, a grande mudança política que aconteceu em Portugal é que algumas direcções sindicais só têm direito de veto sobre a conduta de forças da oposição e só algumas forças da oposição é que vão atrás da «espuma dos dias». Essa foi a grande mudança que aconteceu.

Aplausos do PS.

Protestos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra a Sr.ª Deputada Heloísa Apolónia.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Sr. Presidente, Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares, Sr.as e Srs. Deputados: O Sr. Ministro há-de convir que merece uma leitura política o facto de não vir a Sr.ª Ministra da Educação a este debate, fazendo-se o Governo representar por um ex-ministro da Educação.

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Ah!»

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Com certeza, Sr. Ministro, que isto merecerá uma leitura política, designadamente sobre a capacidade de discussão desta matéria por parte do Governo, ou melhor, talvez sobre a vontade de discussão desta matéria com a Assembleia da República.

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Que escàndalo!»

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Portanto, também gostaríamos de realçar esta questão neste debate.