123 | I Série - Número: 020 | 29 de Novembro de 2008
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Mas é também jogo duplo com o País, pois são já muitas as propostas que, depois de publicamente denegridas e rejeitadas pelos socialistas, vêm, sorrateiramente, a ser, num segundo momento, maquilhadas e adoptadas pelo Governo.
O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — É verdade!
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Ao realizar a tacanhez das suas posições, o Governo corre a dar o dito por não dito. Aparece a defender o que antes vilipendiara, tomando como suas as medidas que, na mão do PSD, apodou então de irresponsáveis.
O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — É bem verdade!
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Já foi assim no caso da imperiosa necessidade de pagar as dívidas do Estado às pequenas e médias empresas.
O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — Bem lembrado!
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Como — tudo o indica — igualmente acontecerá com o mais do que justo alargamento do período de atribuição do subsídio de desemprego, primeiro proposto pelo PSD e agora também defendido pela Comissão Europeia.
O resultado de tudo isto é o descrédito político do Governo. As pessoas podem ser enganadas uma vez, mas não andam sempre distraídas, Sr. Primeiro-Ministro.
Como se pode confiar num Governo que não tem políticas nem comportamentos de verdade? Como se pode confiar na recuperação do País pela mão de um Primeiro-Ministro e de um Governo em que não se pode confiar?
O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — Não pode!
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Os dados de ontem divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística são eloquentes e igualmente devastadores. O indicador de clima económico registou, em Novembro, o seu mínimo histórico na série iniciada em 1989. Todos os indicadores de confiança sectoriais, repito, todos, apresentaram um andamento negativo.
O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — Ouçam bem, porque é verdade!
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — O indicador de confiança dos consumidores, das pessoas e das famílias situou-se, também em Novembro deste ano, no seu mínimo histórico da série iniciada em 1986.
É obra, Srs. Deputados!
O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — É verdade!
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — É a obra de uma política económica falhada, que os portugueses bem sentem e que só o Governo teima em não reconhecer.
É a obra de um Governo cujo Ministro das Finanças, no ranking publicado pelo Financial Times, aparece, sem surpresa — ou talvez apenas para o próprio — , colocado no desastroso último lugar entre os países da União Europeia.
É a obra de um Governo que, desde o seu início de funções, afundou Portugal 18 lugares no ranking da competitividade entre países.
É a obra que vos deve envergonhar a todos, Srs. Membros do Governo e Srs. Deputados da maioria.
Aplausos do PSD.