13 | I Série - Número: 001 | 16 de Setembro de 2010
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Muito bem!
A Sr.ª Rita Rato (PCP): — O PCP continuará sempre a defender o reforço da rede pública de ensino préescolar, bem como de outros níveis de ensino, o que nas grandes cidades é uma necessidade muito importante para a maioria das famílias. O Partido Socialista pode também continuar a contar com a oposição do PCP quando o Governo insiste em não aumentar realisticamente e de forma efectiva a acção social escolar.
Aplausos do PCP.
O Sr. Presidente: — Tem a palavra a Sr.ª Deputada Paula Barros.
A Sr.ª Paula Barros (PS): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, gostava de iniciar este meu pedido de esclarecimento desejando uma boa nova sessão legislativa e que todos venham com o sentido de responsabilidade necessário para que tudo o que aqui possamos fazer seja a bem do nosso País.
Quero também agradecer a intervenção da Sr.ª Deputada Rita Rato, porque, exactamente no início do ano lectivo, traz este assunto premente da educação para discussão aqui, no Parlamento. No entanto, não posso deixar de lamentar que o Partido Comunista Português esteja contra tudo o que diga respeito à melhoria da escola põblica em Portugal desde que isso implique mudar ou reformar,»
O Sr. Sérgio Sousa Pinto (PS): — Bem lembrado!
A Sr.ª Paula Barros (PS): — » o que só traduz o sentimento de que para o PCP tudo o que temos desde há anos está bem e, portanto, não é preciso fazer absolutamente nada em prol da educação e da escola pública em Portugal.
Aplausos do PS.
Protestos do PCP.
Desde logo, o PCP traz aqui matérias em relação às quais se devia, de facto, orgulhar e associar ao Partido Socialista,»
Risos do Deputado do PCP João Oliveira.
» porque têm contribuído para a dignificação da escola põblica em Portugal.
O Sr. Sérgio Sousa Pinto (PS): — Muito bem!
A Sr.ª Paula Barros (PS): — O PCP fala em reordenamento da rede escolar, mas não ouvimos falar do nõmero de escolas que abriu em Portugal,»
Aplausos do PS.
» criando melhores condições a milhares e milhares de alunos que de outra forma não as conseguiriam, por princípio algum, ter ao nível da escola pública.
O PCP fala de falta de lugares na educação pré-escolar e esquece-se do número de creches e de equipamentos no âmbito da educação pré-escolar que têm vindo a abrir em Portugal,»
O Sr. Sérgio Sousa Pinto (PS): — Muito bem!