29 | I Série - Número: 034 | 6 de Janeiro de 2011
Aplausos do BE.
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Seguro Sanches.
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Pedro Filipe Soares, cumprimento-o pela questão que colocou.
A posição do Bloco de Esquerda é uma posição muito confortável neste debate: é a posição de quem nunca assumiu a responsabilidade de liderar qualquer tipo de política para o País.
Protestos do BE.
E quando se tomam responsabilidades na nossa vida, quer na nossa vida particular quer na gestão do Governo, há que tomar, por vezes, medidas que não são as mais simpáticas para todos, mas que apostam no futuro. E a nossa aposta nas renováveis, Sr. Deputado, ç uma aposta no futuro e que garante para o futuro»
Protestos do Deputado do BE Pedro Filipe Soares.
Se eu puder terminar, Sr. Deputado» Eu ouvi-o em silêncio, agradeço-lhe se puder continuar.
Mas eu queria dizer-lhe o seguinte: para nós, é importante que a energia esteja a um preço baixo, essa foi, aliás, a nossa intenção quando chamámos ao Parlamento instituições o sector» Foi para ver com elas o preço dos combustíveis. De resto, o Partido Socialista tem estado a pressionar no sentido de que o mercado lowcost dos combustíveis seja uma realidade em Portugal — e, nisso, gostava de ter o Bloco de Esquerda ao lado do Partido Socialista, a pugnar para que os consumidores possam escolher combustíveis mais baratos e não, apenas, combustíveis aditivados quer pelos pontos quer por aditivos que não são aqueles mais importantes»
Protestos do Deputado do PCP Honório Novo.
Mas queria dizer-lhe que era importante que o Bloco de Esquerda se associasse ao Partido Socialista nesta questão, porque é uma questão importante para os consumidores! Em relação ao mercado da electricidade, Sr. Deputado Pedro Filipe Soares, é verdade que os consumidores domésticos em Portugal têm um sobrecusto naquilo que é o custo da electricidade. É verdade!
A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — É verdade»! E, então?!
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Mas isso significa — e o Sr. Deputado estará de acordo, com certeza — que se faça um investimento nesta questão quanto ao futuro dos portugueses»
A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Ahhh»!
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — » porque Portugal não tem, como sabemos, energias fósseis; Portugal não tem petróleo, infelizmente; Portugal não tem gás natural e não tem carvão. Isso significa que nós próprios temos de ter a capacidade de criar uma rede alternativa de produção de energia primária, para que o País não só não fique dependente do fornecimento, mas não fique dependente do próprio custo que a energia vai custar.
Vozes do PS: — Muito bem!
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — E, como o Sr. Deputado sabe, tão bem como eu, o custo nos próximos anos vai ser acrescido. E, portanto, é preciso que os portugueses, hoje, percebam que o