41 | I Série - Número: 062 | 11 de Março de 2011
O Sr. Primeiro-Ministro: — Pode dizer-se que é pouco. Pois, pergunto: quem é que fez mais durante estes anos?! Ninguém fez mais do que nós! Este Governo foi o que mais fez para reduzir os recibos verdes.
Aplausos do PS.
Agora, vejamos o PSD.
O PSD disse que votou a favor da resolução que elimina o decreto-lei do Governo que procede à alteração curricular apenas porque queria defender o emprego. Portanto, a opinião do PSD é apenas esta.
O Sr. Luís Montenegro (PSD): — Ainda não explicou as contas!
O Sr. Primeiro-Ministro: — Não vos interessa se isso é ou não razoável. O que vos interessa é que nada mude! Mas os senhores não são pela redução da despesa?
O Sr. Luís Montenegro (PSD): — A sua Ministra ainda não explicou as contas!
O Sr. Primeiro-Ministro: — Contudo, depois, encontram sempre boas razões para não ter redução na despesa! O que pergunto é o seguinte: será possível que este País, com as dificuldades que enfrenta, queira manter um sistema público de ensino com uma disciplina de Educação Visual e Tecnológica com dois professores, quando nenhum outro país do mundo tem dois professores a leccionar esta disciplina, quando a dupla docência é negativa?!
Protestos do BE e do PCP.
Mas será possível mantermos uma situação que é desaconselhável do ponto de vista pedagógico, que é negativa para os próprios alunos, que nenhum país utiliza, apenas com o argumento de que é melhor manter tudo como está porque os sindicatos são contra?!
O Sr. Luís Montenegro (PSD): — As razões são pedagógicas ou orçamentais?
O Sr. Primeiro-Ministro: — Afinal de contas, queremos ou não melhorar o nosso sistema público de ensino?! Afinal de contas, devemos ou não canalizar os nossos recursos para as disciplinas fundamentais?! Há tantos anos que recomendam que se acabe com a área de projecto! Há tantos anos! E nós insistimos, pela simples facilidade de quem não quer correr o mínimo risco de poder ser contestado.
Protestos do BE.
Lamento muito, Srs. Deputados, mas a verdade é que o sistema público de ensino precisa de mudanças e o País não pode continuar a ter os gastos supçrfluos que tem,»
O Sr. Luís Montenegro (PSD): — Disso não há dúvidas!
O Sr. Primeiro-Ministro: — » e ainda por cima com as consequências de uma educação negativa para as nossas crianças e para os nossos jovens.
Protestos do PSD.
O Sr. Presidente: — Faça favor de concluir, Sr. Primeiro-Ministro.
O Sr. Primeiro-Ministro: — Isso não é forma de manter o sistema público de ensino!