25 DE NOVEMBRO DE 2021
15
pela forma sistemática como sempre tem bloqueado o investimento e a contratação de pessoal, depois de anos
a fio o PCP ter feito esse alerta?
Aplausos do PCP.
O Sr. Presidente: — Para um pedido de esclarecimento, tem a palavra o Sr. Deputado André Ventura, do Chega.
O Sr. André Ventura (CH): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Carlos Pereira, antes de mais, quero dizer-lhe que é curioso ouvir o PCP dizer que o PS já está em campanha eleitoral, quando todos os dias vemos comícios
do PCP,…
Protestos do PCP.
… por todo o País sem qualquer pejo em dizer que estão em campanha eleitoral.
Protestos do PCP e do PEV.
Também é muito engraçado ouvir o PEV trazer estes temas aqui quando sabe perfeitamente que nada disto
vai ser levado à discussão na especialidade e, portanto, é pura campanha eleitoral o que está a ocorrer aqui no
Parlamento.
Protestos do Deputado do PEV José Luís Ferreira.
Mas, Sr. Deputado Carlos Pereira, ouvi-lo aqui dizer que o Partido Socialista é o grande amigo dos
transportes públicos é, no mínimo, uma brincadeira.
Nunca os transportes públicos se degradaram tanto como entre 2015 e 2021! Nunca o transporte público se
degradou tanto como nesta altura!
Aliás, passámos até por uma vergonha muito curiosa quando, em 2019, a Comissão Europeia teve de
aconselhar Portugal a investir mais em transportes públicos. A Comissão Europeia! E fê-lo, envergonhando-nos
a todos, num Orçamento do Estado aprovado por Bloco de Esquerda, PCP e Partido Socialista.
É a verdade dos factos, é o polígrafo da verdade para que saibam.
Protestos do PS e do PCP.
O Sr. Presidente: — Queira terminar, Sr. Deputado.
O Sr. André Ventura (CH): — Em 2018, trinta dirigentes sindicais da área dos transportes disseram que este é o maior desinvestimento feito na área dos transportes em Portugal: ou é feito nas infraestruturas rodoviárias,
onde todos os dias há problemas…
O Sr. Presidente: — Sr. Deputado, já excedeu o tempo, tem que terminar.
O Sr. André Ventura (CH): — Vou terminar, Sr. Presidente. Ou é feito na imobilização de navios ou de comboios. Estamos num processo de desinvestimento constante.
O Sr. Pedro do Carmo (PS): — Menos, menos!
O Sr. André Ventura (CH): — Isto não é dito pelo Chega, não é dito por ninguém à direita, é dito pelos dirigentes sindicais.
Essa é a vergonha socialista em matéria de transportes.