I SÉRIE — NÚMERO 27
30
Aplausos do PSD.
O Sr. Presidente (Fernando Negrão): — Alerto o Sr. Deputado de que houve uma inscrição, com origem na bancada do Partido Socialista, para pedir esclarecimentos.
Para o efeito, tem a palavra o Sr. Deputado Hugo Oliveira.
O Sr. Hugo Oliveira (PS): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, Sr. Deputado Carlos Silva, da sua intervenção podemos retirar, desde logo, uma pergunta e uma ilação. A pergunta é esta: há quanto tempo não
anda o Sr. Deputado de transportes públicos?!
Aplausos do PS.
Certamente, desde 2016 que o Sr. Deputado não anda de transportes públicos, porque o que descreveu foi
a realidade existente até 2016.
Protestos do PSD.
Sr. Deputado, viajo sempre para a minha terra em transporte público e, portanto, ainda nesta semana andei
de transporte público…
O Sr. Paulo Neves (PSD): — Então deve chegar atrasado!
O Sr. Hugo Oliveira (PS): — Não, Sr. Deputado, não chego. A ilação que se retira é a de que o Sr. Deputado e o PSD perderam o comboio deste debate, perderam o
comboio da modernização e do investimento nos transportes públicos e ainda estão parados na estação que
remonta ao ano de 2015, ano do término do Governo do PSD, em que a ordem era para desmantelar, desinvestir
e privatizar.
Aplausos do PS.
E dou-lhe o exemplo da ferrovia, de que falou na sua intervenção, tema sobre o qual há muito o Sr. Deputado
não falava. Na ferrovia, praticamente já não existem atrasos nem supressões, em resultado de um forte
investimento na CP e na EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário): foi recuperado material
circulante que há anos estava parado; está em marcha a maior compra de material circulante novo que o País
já executou; a infraestrutura está a ser praticamente toda renovada; pela primeira vez a CP tem um contrato de
serviço público com o Governo; foram assinados, na CP e na EMEF, acordos de empresa que mereceram a
aprovação de todos os sindicatos; e fizemos o PART, com o qual conseguimos a maior redução tarifária nos
transportes públicos que alguma vez foi feita neste País.
Durante todo este tempo, durante todo este caminho que percorremos, onde estava o PSD?! Estava parado
no ano de 2015.
Sr. Deputado Carlos Silva, antes de lhe fazer mais algumas perguntas, deixe-me fazer a seguinte afirmação,
em nome do Partido Socialista: se das próximas eleições legislativas resultar um novo Governo do PS, a política
de investimento e de modernização dos transportes públicos é mesmo para continuar.
Aplausos do PS.
E o que fará o PSD se vier a ser Governo? Vai acabar com o PART? Vai voltar às privatizações?
O Sr. Bruno Dias (PCP): — Tem cada ideia!
O Sr. Hugo Oliveira (PS): — Bem sei que, certamente, o Sr. Deputado não saberá responder-me, pois ainda não sabe qual é o comboio que o PSD vai apanhar, se é na estação do Rio ou no apeadeiro do Rangel.