O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

728

II SÉRIE — NÚMERO 73

CTT designada «subgrupo», estão interligadas por um outro tipo de estações designadas «Nodal».

Por sua vez, várias estações nodais cobrindo igualmente determinada área correspondendo a vários subgrupos agrupam-se ou interligam-se por intermédio de um tipo de estação designada «centro» e que corresponde a um grupo.

Igualmente as várias estações centrais estão interligadas entre si, neste caso por uma estação de um estádio superior designado «interurbana».

Vistos, portanto, os diversos andares da estruturação da rede telefónica, vamos agora enunciar os diversos tipos de estações automáticas existentes em finais de 1977.

De acordo com a tabela anterior e tendo em atenção o que dissemos sobre o equipamento manual, acrescentamos que deste equipamento apenas o que se encontra nas Lajes do Pico é de bateria central, isto referenciando-nos a Dezembro de 1977, porquanto, apesar de em S. Roque do Pico também ser de BC, este está a ser substituído por uma EA.

Em relação às estações automáticas e atendendo ao diverso equipamento existente, resta-nos acrescentar:

ATU (automática terminal unisselectores) são estações que, como o próprio nome indica,

funcionam à base de unisselectores, órgãos capazes de para uma entrada apresentarem 25, 50 ou mais saídas, consoante a disposição dos mesmos ao longo da ligação na estação;

Existem diversas capacidades para este tipo de estação, desde a ATU-52/D, com capacidade para 42 linhas de assinantes, até à ATU-61, com capacidade maior, de 384 linhas;

Entre a ATU-54/D e a ATU-61 a diferença é apenas em reduzido número de circuitos, em que há certas alterações da primeira para a segunda.