O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 DE MAIO DE 1978

729

Deste tipo de estação, isto é, terminais, temos um outro equipamento, ATC (automática termina] de coordenadas), em que a diferença em relação as primeiras é de que a comutação não é feita por unisse-lectores, mas sim por selectores de coordenadas.

ANC 20/20 e ANC 50/50 (automáticas nodais de coordenadas), trata-se de nodais, cuja capacidade média da ligação de junções é de 20 e 50 para entrada e saída, respectivamente.

ATM, trata-se de um tipo de estações funcionando segundo o sistema Strowger, utilizando portanto selectores de dois movimentos.

No arquipélago temos estações deste tipo a funcionar como terminais e como centro, como é o caso de Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, respectivamente.

Por fim, falta falar da estação interurbana automática, actualmente em montagem em Ponta Delgada, e que permitirá (conforme a definição) interligar as diversas estações centrais do arquipélago e, por conseguinte, todas as suas redes dependentes.

2 — Plano de expansão para centrais telefónicas:

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Do plano proposto para o quadriénio 1978-1981 que apontámos há a notar alguns tipos de estações novas e que vamos passar a enumerar:

ATC/80, trata-se de um equipamento com selectores de coordenadas idêntico ao já visto anteriormente, mas cuja capacidade é de 68 linhas;

SASC/2000, trata-se de um equipamento com selectores de coordenadas ligeiramente diferente do da ATC, mas em que fundamentalmente a tecnologia operacional é a mesma e destina-se a funcionar como estação centro, contrariamente ao tipo SASCN, que se destina a funcionar como estação nodal.

EIUA, trata-se da interurbana automática, mas, contrariamente ao equipamento existente, que é do tipo Strowger, esta ampliação prevê-se seja em equipamento do tipo SASC;

EIUT, trata-se de equipamento interurbano com «selectores de coordenadas»;

LC (centralizador de linhas), trata-se de um equipamento terminal com selectores de coorde-

nadas e que se utiliza em pequenos aglomerados urbanos, mas de certa dimensão (zona habitacional desenvolvida e concentrada), em relação aos quais se toma necessário criar uma rede secundária.

Optou-se por utilizar um equipamento destes para o Corvo, que ficará portanto ligado a Santa Cruz das Flores.

Igualmente em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta estão previstos alguns equipamentos destes que nos dispensamos de apontar, pois constituem zonas de relativa dimensão face às estações automáticas já aí existentes.

d) Telefones em cada ilha:

Os postos telefónicos dizem respeito a postos principais mais postos suplementares interiores e exteriores.

Nos postos telefónicos estão incluídos os postos particulares e os postos públicos. Portanto, a indicação posto telefónico diz respeito a PSE+PSI+PF+PP.