O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

260

II SÉRIE — NÚMERO 14

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

PROJECTO DE LEI N.° 86/11 ELEVAÇÃO DE CORTEGAÇA A CATEGORIA DE VILA

Cortegaça constitui, desde há muito, centro convergente da região norte do concelho de Ovar, não só devido à sua privilegiada situação geográfica e condições naturais, mas também, e sobretudo, pelo seu inegável desenvolvimento industrial.

Banhada, a poente, pelo Atlântico, estendendo-se, a nascente, até aos limites da Feira, e atravessada, a norte-sul, pelo caminho de ferro (Porto-Lisboa) e pela estrada nacional n.° 109, constitui ponto importante de passagem e de afluência turística que lhe conferem verdadeiro cunho citadino.

Cortegaça é já uma das freguesias mais extensas (15 km2) e povoadas (cerca de 6000 habitantes) do concelho, com um índice de capitação de impostos dos mais elevados (9000S), pelo que a existência de grandes áreas disponíveis, próprias para construção e zonas verdes, traduz suporte de um notável surto habitacional que, num futuro muito próximo, lhe dará uma nova fisionomia demográfica.

No campo educativo, Cortegaça possui dez salas de aula, a nível primário, estando prevista, para breve, a criação de uma escola preparatória.

No aspecto associativo, assistência! e desportivo existem duas associações — um lar de infância e terceira idade e um clube, praticando várias modalidades desportivas.