O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

29 DE MAIO DE 1981

2785

imediata e comprometer a do próximo ano, especialmente no que se refere aos pomares de sequeiro.

Presentemente, a situação das reservas de águas superficiais andam à volta dos 50%, assim distribuída:

Milhões de metros cúbicos

Odiáxere ......................................... 24,5

Arade ............................................. 8,5

Pequenas barragens........................... 0,3

Em relação às águas subterrâneas, tendo como comparação a mesma época do ano, isto é, Janeiro de 1980 e Janeiro de 1981, verificam-se os seguintes abaixamentos:

Zona de Vila Real (dunas) — Média de 0,47 m; Zona da Altura (Pliocénico) — Média de 0,90 m; Área da Portela (Jurássico) — Valores de Ima 8m;

Ribeira do Almo (aluvião) — Média de 1,20 m; Conceição, Manta Rota (Miocénio) — Valores

de 0,5 m a 8 m; Zona de Faro — Média de 3 m; Zona de Boliqueme — Média de 3,10 m; Zona do Vale do Lobo, Almansil — Valores de

0,6 m a 6m; Zona de Albufeira — Média de 0,90 m; Zona de Lagos — Média de 1,00 m.

Se as condições atmosféricas não se alterarem de modo a aumentarem os valores de precipitação, para termos uma certa disponibilidade de água, pode a situação tornar-se alarmante e ter-se de tomar certas medidas de prevenção.

Estes abaixamentos não só provocam aumento enorme no número das perfurações de pesquisa de água, que se estimam para mais de 800 furos/ano, em que apenas cerca de 560 são licenciados pelos serviços, mas também modificam as condições de captações e elevações de água, dada a alteração dos níveis piziométricos.

O Algarve, devido às suas características climáticas e ao interesse que as águas têm para o desenvolvimento da região, tem sido objecto de estudos para a efectivação do levantamento das capacidades de aprovisionamento e captura das águas do subsolo, bem como o reenchimerrto artificial da mesma. Assim, existe o projecto PNUD Unesco, cuja finalidade é a determinação das disponibilidades de águas subterrâneas e a gestão racional dos seus recursos. Também têm sido efectuados vários trabalhos por técnicos alemães da Universidade Técnica de Berlim, que se debruçam sobre os problemas da circulação das águas subterrâneas, da identificação do diapirismo e da hidrogeologia da região.

Direcção Regional de Agricultura do Algarve, 16 de Fevereiro de 1981.—(Assinatura ilegível.)