O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 DE SETEMBRO DE 1981

3304-(33)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

GABINETE DO MINISTRO DE ESTADO ADJUNTO DO PRIMEIRO-MINISTRO

Ex.m0 Sr. Secretário-Geral da Assembleia da República:

Assunto: Cobertura televisiva da freguesia de S. Jorge da Beira (Covilhã) e áreas circundantes.

Em resposta ao ofício acima mencionado, que acompanhava o requerimento da Sr.0 Deputada Isilda Barata (CDS), tenho a honra de transcrever a informação elaborada pelo Ministério da Educação e Ciência:

1. Em 1977, a instância da Junta de Freguesia de São Jorge da Beira e da Câmara Municipal da Covilhã, solicitou este Instituto (Instituto de Tecnologia Educativa) à administração da RTP a melhor atenção para as más condições de recepção que na área da freguesia acima citada se verificavam, independentemente do conhecimento que tínhamos de que as autarquias referidas se haviam dirigido simultaneamente ao então MEIC.

2. Nesse mesmo ano (Agosto), a comissão administrativa da RTP informava este organismo quanto à cobertura da área carecida, apontando duas soluções prováveis:

a) Instalação de um emissor em substitui-

ção do retransmissor da Gardunha, por forma a fazer a conveniente cobertura da área em causa;

b) Instalação de retransmissores necessários

para efectuar a cobertura total da zona.

3. Em 1980, conhecedores, através do pro-fessor-orientador Pedagógico que exerce funções em que se situa São Jorge da Beira, de que nessa localidade a imagem televisiva não era captada com um mínimo de qualidade, com os inconvenientes óbvios para o ensino, solicitámos uma vez mais a melhor atenção da administração da RTP para a urgente solução do problema.

4. Em Fevereiro de 1981 fomos oficialmente informados pelo conselho de gerência da RTP de que São Jorge da Beira e áreas circundantes seriam servidas pelo retransmissor de Barroca Grande, que nessa data se encontrava em fase de instalação.

Iria iniciar-se então a construção de um pequeno edifício para equipamentos e a instalação da torre, prevendo que o retransmissor estaria a funcionar plenamente no 3." trimestre do corrente ano.

Com os melhores cumprimentos.

Gabinete do Ministro de Estado Adjunto do Pri-meiro-Ministro, 24 de Agosto de 1981.—O Chefe do Gabinete, Manuel Pinto Machado.