O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

19 UE FEVEREIRO DE 1986

1376-(115)

ANEXO II Corria de resultados comparados

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

CNP — Companhia Nacional de Petroquímica, E. P.

1 — A CNP, E. P., foi criada em 1976 em resultado da nacionalização da empresa com o mesmo nome. O seu objecto é a produção e comercialização de compostos olefínicos monoméricos e poliméricos e outros compostos ligados à produção daqueles.

O plano inicial de desenvolvimento da CNP previa a instalação de um complexo formado por uma unidade base (steam-cracker) produtora de etileno a partir da nafta e um conjunto integrado de doze unidades de aproveitamento e valorização dos produtos aí obtidos e organizados segundo quatro linhas de produção:

Linha de poliolefinas, produzindo polietileno de baixa e alta densidade e polipropileno;

Linha de produtos clorados, que incluía a produção de cloreto de vinilo e policloreto de vinilo;

Linha acrílica, com uma unidade produtora de acrilonitrilo;

Linha estirénica, com três unidades principais, destinadas à produção de estireno, poliestireno e borracha de estireno-butadieno, e duas intermédias, para produzir butadieno e benzeno.

Por razões ralacionadas com a situação internacional da indústria petroquímica, foram apenas instalados o steam-cracker e a unidade de butadieno, operados pela CNP, e as unidades de poliolefinas, operadas pela EPSI, cujo arranque teve lugar em 1982.

Entre 1977 e 1983 a empresa investiu 59 milhões dc contos (*) (com a participação na EPSI), tendo rece-

(*) Tenha-se em conta que esta verba corresponde ao valor adi cionado dos investimentos, expressos a preços correntes de cada ano