O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

II Série — Suplemento ao número 36

Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 1986

DIÁRIO

da Assembleia da República

IV LEGISLATURA

1.ª SESSÃO LEGISLATIVA (1985-1986)

SUMÁRIO

Assembleia do Atlântico Norte:

Relatório final do Subcomilé para a Nova Geração, do Comité para os Assuntos Civis.

ASSEMBLEIA DO ATLÂNTICO NORTE COMITÉ PARA OS ASSUNTOS CIVIS

SUBCOMITÉ PARA A NOVA GERAÇÃO Relatório final

INDICE

Resumo. Introdução.

] — A juventude e a política:

A) A geração do desemprego?

B) A insatisfação com a política «oficial».

C) A democracia como um ideal.

D) A relação transatlântica.

E) O «render da guarda».

II — A democracia e o ideal democrático:

A) Os esforços e sucessos das democracias.

B) A ajuda do Ocidente ao Terceiro Mundo.

C) A questão ecológica.

D) As conquistas das democracias no domínio do ensino.

RESUMO

Capítulo í — A juventude e a política. — Examina os dados quantitativos e qualitativos sobre a opinião dos jovens em relação a assuntos políticos. O medo do desemprego é a maior preocupação da juventude, o que não é de surpreender numa geração tão atingida por este mal social. Outras preocupações são muito menos materialistas, sendo as mais proeminentes a preocupação em relação ao Terceiro Mundo e à questão ecológica. Embora a democracia seja considerada o melhor sistema político possível, muitas vezes os jovens estão insatisfeitos com o modo como realmente actua. Este desapontamento provém do facto de os jovens acreditarem nos valores democráticos, mas de um modo idealista. Assim, é inevitável a discrepância entre a democracia ideal, que é inatingível, e a democracia prática. A relação transatlântica não é posta em causa mas existe um certo cepticismo na Europa em Telação a alguns aspectos da sociedade norte-americana, e nos Estados Unidos em relação ao notório declínio tecnológico e económico do velho continente. O «render da guarda», que começa a ter lugar entre as elites políticas, significa que o modo de sentir e de apreender esses problemas terá a sua influência nas decisões políticas, incluindo as que directamente afectarão a Aliança. O capítulo termina acentuando que a natureza do problema da nova geração é certamente mais política que formativa e que a melhoria das relações políticas é necessária para assegurar um mais suave «render da guarda».

III—Exemplos de programas de intercâmbio juvenil bem

sucedidos.

A) O Departamento Juvenil Franco-Germánico (OFAJ).

B) A iniciativa de intercâmbio juvenil do Presidente Reagan.

C) O programa de intercâmbio juvenil entre o Congresso e o Bundestag.

IV — Como melhorar o diálogo político:

A) A abertura da política.

B) Tornar a defesa compreensível.

C) O papel do ensino secundário.

D) Programas de intercâmbio.

E) O papel das associações voluntárias.

Conclusão. Notas.

Capítulo 11 — A democracia e o ideal democrático.— Acentua que as conquistas das democracias nem sempre são bem compreendidas pela nova geração, que tende a tomá-las por certas. É, portanto, essencial mostrar o progresso feito pelas democracias desde a Segunda Guerra Mundial nos domínios que mais interessam aos jovens, tais como a ajuda ao desenvolvimento, a ecologia e o ensino.

Capítulo ¡11 — Exemplos de programas de intercâmbio juvenil bem sucedidos. — Dá exemplos de iniciativas de intercâmbio juvenil bem sucedidas ou promissoras. Do ponto de vista do relator, uma estada num país estrangeiro contribui para a redução de preconceitos e para a abertura de espíritos. Um bom