O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

23 DE MAIO DE 1986

2725

relativos ao distrito de Aveiro que foram enviados para efeitos de comparticipação por intermédio de fundos comunitários.

Da Secretaria de Esiado das Pescas ao requerimento n.° 1019/1V (1.*). do mesmo deputado, acerca da extinção da Escola de Pesca de Ílhavo.

Do Ministério da justiça ao requerimento n.° 1043/ IV (!."), do deputado José Lello (PS), sobre a actual situação de precariedade dos tribunais da cidade do Porto.

Do Ministério do Plano e da Administração do Território ao requerimento n.° 1044/1V (1.°), dos deputados António Tavares e Miguel Relvas (PSD), pedindo esclarecimentos sobre o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Da Direcção-Geral da Administração e da Função Pública ao requerimento n.° 1061/1V (1.°), dos deputados Anselmo Aníbal e João Amaral (PCP), acerca do novo regime dos beneficiários dos serviços e obras sociais da Administração Pública.

Do Ministério do Plano e da Administração do Território ao requerimento n.° 1066/1V (1.°), do deputado Magalhães Mota (PRD), relativo a fundos estruturais da CEE.

Do Ministério da Educação e Cultura ao requerimento n.° 1070/IV (1.°), do deputado Rogério Moreira (PCP), solicitando o envio de um exemplar das conclusões do Simpósio sobre Pedagogia na Universidade, realizado em 1985.

Da Secretaria de Estado da Administração Pública ao requerimento n.° 1135/1V (1.*), do deputado Manuel Monteiro (CDS), sobre a não entrada em funcionamento do Conselho Consultivo da Juventude.

Do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação ao requerimento n.° 1169/1V (1."), do deputado Dias de Carvalho (PRD), sobre a aplicação do Regulamento n.° 797/CEE e sobre o organismo que o vai tutelar.

Do Ministério do Plano e da Administração do Território ao requerimento n.° 1184/IV (1.°), do deputado Jorge Lemos (PCP), solicitando um exemplar do Programa de Desenvolvimento Regional.

Da Presidência do Conselho de Ministros ao requerimento n." 1193/IV (1.°), do deputado Sousa Pereira (PRD), pedindo o Programa de Ocupação de Tempos Livres para Jovens entre os 16 e os 25 anos no Verão de 1986.

Da Presidência do Conselho de Ministros ao requerimento n.° 1250/IV (!.'), do deputado António Barreto (PS), sobre o espólio bibliográfico e documental que constituía o arquivo de O Século.

PROPOSTA DE LEI N.° 26/IV

RECURSO DE ADMISSIBILIDADE DA LEI DA SEGURANÇA INTERNA

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República:

Os deputados do Grupo Parlamentar do MDP/CDE, abaixo assinados, vêm, ao abrigo das pertinentes disposições regimentais, apresentar recurso da decisão de V. Ex.° de admissão da proposta de lei em epígrafe, nos seguintes termos e fundamentos:

A proposta de lei de segurança interna, pesem embora as afirmações de responsáveis do Governo, não se encontra extirpada de todas as inconstitucionalidades;

De facto, esta proposta de lei, e apenas a título exemplificativo, nos seus artigos 16.°, 17.° e 18.°, viola princípios constitucionais tão importantes como o direito à liberdade e a garantia à segurança, o direito à inviolabilidade das comunicações fora dos casos previstos em matéria de processo penal, o princípio de independência dos tribunais, expressos designada-

mente nos artigos 18.°, n.° 2. 27.°, n.os 1 e 2, 34.°, n." 4, e 208.° da nossa lei fundamental.

Termos em que interpõem o presente recurso e requerem o desencadeamento dos trâmites processuais subsequentes.

Palácio de São Bento, 22 de Maio de 1986.— Os Deputados do MDP/CDE: José Tengarrinha — António Taborda — João Corregedor da Fonseca.

INTERPELAÇÃO N.° 1/IV

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República:

Nos termos e ao abrigo do artigo 183.°, n.° 2, alínea c), da Constituição da República, junto se remete a V. Ex." o texto da interpelação ao Governo apresentada pelo Grupo Parlamentar do PCP com vista à abertura de um debate de política geral centrado, predominantemente, nas orientações e actuações governamentais na área do sector público da economia, nomeadamente quanto à CNP, EDP, QUIMIGAL e outros interesses públicos da economia, bem como sobre a política social, designadamente em relação ao desemprego e à continuação dos salários em atraso.

Nos termos regimentais, solicita-se a V. Ex.a que o texto da interpelação ao Governo seja distribuído em folhas avulsas a todos os deputados.

Com os melhores cumprimentos.

Assembleia da República, 22 de Maio de 1986. — Pelo Secretariado do Grupo Parlamentar do PCP, Carlos Brito.

Interpelação ao Governo

O sector público da economia é alvo por parte do Governo de uma ofensiva visando a sua destruição e a transferência das partes mais rentáveis para os grandes interesses económicos privados.

O aumento do número de desempregados, os salários era atraso, o alastramento do trabalho a prazo e de outras formas de exploração dos trabalhadores são exemplos gritantes da grave situação social que se vive no País.

A Assembleia da República, no uso das suas competências constitucionais, deve debruçar-se urgentemente sobre as medidas e planos do Governo contra interesses económicos nacionais e direitos essenciais dos trabalhadores consagrados e garantidos na lei fundamental.

Nestes termos, ao abrigo e para os efeitos do disposto no artigo 183.°, n.° 2, alínea c), da Constituição da República, o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português interpela o Governo com vista à abertura de um debate de política geral centrado, predominantemente, nas orientações e actuações governamentais na área do sector público da economia, nomeadamente quanto à CNP, EDP, QUIMIGAL e outros interesses públicos da economia, bem como sobre a política social, desingadamente em relação ao desemprego e à continuação dos salários em atraso.

Assembleia da República, 22 de Maio de 1986.— Pelo Grupo Parlamentar do PCP, Carlos Brito.