O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3004

II SÉRIE — NÚMERO 75

7 — instalações de hotelaria. — Possui a Marinha Grande estabelecimentos hoteleiros de qualidade, bem como similares de hotelaria. Ainda na sua freguesia existem diversas e excelentes instalações hoteleiras em São Pedro de Muel.

8 — Estabelecimentos de ensino. — Com uma população escolar que ronda os 7000 alunos, a Marinha Grande dispõe de infantários e escolas pré-primárias, 23 escolas primárias, distribuídas por 30 edifícios, com um total de 97 salas e 2746 alunos, uma escola do ciclo preparatório, com 1132 alunos, distribuídos por 45 turmas, dispondo de excelentes instalações, nas quais se inciuem um pavilhão gimnodesportivo e uma biblioteca, uma escola secundária, com 2281 alunos, distribuídos por 83 turmas, onde são leccionadas as áreas de Humanísticos, Científicc-Narurais, Científico-Tecnológicos e Económico-Sociais nos 10.° e 11.° anos, bem como os í.°, 2.°, 3.° e 4.° cursos e a via profissionalizante de contabilidade no 12.° ano. São ainda leccionados na Escola Secundária da Marinha Grande os cursos técnico-profissionais de fresadores e técnico de manutenção mecânica, estando previsto para o próximo ano lectivo o início do curso profissional de técnico de moldes.

Funciona ainda na Marinha Grande uma escola de ensino especial para educação de crianças inadaptadas. Por seu lado, a Delegação do Instituto de Emprego e Formação Profissional promove cursos técnicos de apoio à indústria local.

Quanto ao ensino particular, existe o Externato de Afonso Lopes Vieira, que dispondo de óptimas instalações, nas quais se incluem uma biblioteca, um ginásio e campos de jogos, lecciona o ensino pré--primário a 60 alunos, distribuídos por três salas, o ensino primário a 6í alunos em duas salas, o ensino preparatório a 93 alunos, distribuídos por quatro turmas, e o ensino unificado a 113 alunos, distribuídos por cinco turmas.

Além destes, há ainda a acrescentar as largas dezenas de jovens marinhenses que se encontram espalhados um pouco por todas as universidades e escolas técnicas do País a frequentar cursos superiores e médios.

9 — Transportes públicos, urbanos e suburbanos. — A Marinha Grande é servida por transportes rodoviários e ferroviários cujas estações se localizam dentro do aglomerado urbano. A estação rodoviária assegura as ligações suburbanas com Leiria, Nazaré, São Pedro de Muel e Vieira de Leiria, bem como as ligações através das carreiras «expresso» a praticamente todo o País. A vila da Marinha Grande encontra-se ligada a Leiria através da estrada nacional n.° 242 desde 1863, a São Pedro de Muel desde 1880, a Vieira de Leiria desde os finais do século xix e à Nazaré desde a década de 1920-1930. Confluem ainda no Município largas dezenas de estradas florestais que esventram toda a extensão do Pinhal do Rei. Existem também diversas praças de táxis em diferentes pontos da vila.

A estação ferroviária serve a vila da Marinha Grande desde 1888 através da linha férrea do Oeste (Figueira da 7oz-Lisboa).

Í0 — Parques e jardins. — Possui a Marinha Grande dois grandes parques localizados dentro do aglomerado urbano: o Parque Municipal, propriedade do Município, e o Parque do Engenho, propriedade da 3." Circunscrição Florestal. Existe também um agradável jardim, bem como pequenos espaços verdes em diversos locais.

11 — A Marinha Grande tem ainda ao serviço da população:

Tribunal Judicial; Notário; Registo Civil; Repartição de Finanças;

Delegação do Serviço Regional de Segurança Social;

Delegação do Instituto de Emprego e Formação

Profissional; Sede da 3." Circunscrição Florestal; Dependências bancárias e de seguros; Estação dos CTT; Esquadra da PSP; Posto da GNR;

Posto da Guarda Fiscal em São Pedro de Muel; Casa do Povo; Residência de idosos;

Mercado diário, feira semanal e feira anual;

Comércio diversificado;

Centro comercial e supermercados;

Duas galerias de arte;

Escritórios de profissionais liberais;

Agências de viagens;

Transitários;

Escolas de condução;

Banda filarmónica;

Dois grupos corais;

Associação de Dadores de Sangue;

Agências funerárias;

Dois cemitérios;

Dois campos de futebol;

Dois pavilhões gimnodesportivos;

Courts de ténis;

Piscinas municipais cobertas e aquecidas; Posto de turismo em fase final de construção; Dois jornais locais e Emissora de Rádio Regional; Infra-estruturas essenciais como redes de água

e esgotos com tratamento integral. Recolha

de lixo.

Assim, pelo seu dinamismo e peso económico, social e cultural, pela equilibrada e satisfatória cobertura dos seus equipamentos colectivos, serviços e infra-estruturas e por todos os factos atrás apontados, a vila da Marinha Grande reúne e ultrapassa as condições indispensáveis para a sua elevação à categoria de cidade.

PROJECTO DE LEI N.e 239/IV ESPAÇOS VERDES URBANOS Preâmbulo

A importância dos espaços verdes urbanos é actualmente reconhecida de forma unânime, quer pelos órgãos da Administração Pública, quer pelos técnicos e população em geral. Os espaços verdes são imprescindíveis a um ambiente urbano são e agradável, permitindo o recreio e o lazer, purificando a atmosfera, diminuindo o ruído, amenizando o ambiente e embelezando as áreas urbanas.