O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

13 DE JANEIRO DE 1988

754-(21)

Assembleia da República

O plenário da Assembleia da República reuniu-se no dia 3 para prosseguir com a votação de uma série de ratificações e decretos governamentais chamados à Câmara por diversos partidos.

O «pacote de informação» é constituído por sete projectos de diploma: quatro do PSD — 11/1 (uso dos meios de comunicação social em periodo eleitoral), 55/1 (direito de resposta na rádio e na televisão), 119/1 (publicação de notas oficiosas) e 167/1 (Lei da Televisão), e três do PS — 197/1 (Lei da Radiotelevisão), 219/1 (Lei da Radiodifusão) e 236/1 (estatuto para a Radiodifusão Portuguesa, E. P.

Acordo luso-polaco no sector da Informação

Foi assinado em 13 de Julho, em Lisboa, o acordo de cooperação entre a Associação dos Jornalistas Polacos — representada pelo seu secretário-geral, Zbig-niew Tempski — e o Sindicato dos Jornalistas Portugueses.

Este acordo, válido por três anos, já tinha sido tema de conversações entre estes dois organismos, há cerca de um ano, durante o Jablona IV, em Varsóvia.

Sindicato dos Jornalistas eleito para o secretariado dos encontros europeus de Jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas foi eleito para o secretariado permanente dos encontros europeus de jornalistas organizados pela Federação da Imprensa Italiana. A eleição do sindicato português, votada por unanimidade no Congresso dos Jornalistas Europeus, em Saint Vicent, no vale de Aosta, é considerada como o reconhecimento do prestígio do nosso Sindicato dos Jornalistas (imprensa de 9 de Julho).

Moçambique critica Jornais portugueses

A imprensa moçambicana tem vindo a referir que alguns órgãos de comunicação social portugueses proferem «calúnias» contra o regime de Maputo e o jornal Notícias considera que o Governo de Lisboa é o culpado da situação.

Os jornais citados como sendo hostis a Moçambique são A Barricada, Tempo e O Diabo (imprensa de 23 e 24 de Julho).

Arquivado o Inquérito ao engenheiro Humberto Lopes ne EPSP

Foi mandado arquivar pelo Ministro da Comunicação Social, em exercício, Proença de Carvalho, o inquérito aos actos de administração do engenheiro Humberto Lopes, presidente do conselho de gerência da EPSP, por «terem ficado manifestamente improvadas, libertas de quaisquer fundamento ou suspeita as acusações» que lhe haviam sido feitas. Este despacho do Ministro, exarado sobre proposta do inquiridor designado para o efeito, o juiz conselheiro Dr. Armando Torres Paulo, foi já comunicado ao conselho de gerência da EPSP.

Corpos gerentes da secção portuguesa da AJE

A secção portuguesa da Associação dos Jornalistas Europeus aprovou e elegeu em 27 de Julho, por unanimidade, os respectivos estatutos e corpos gerentes. Os empossados, com mandato de dois anos, vão solicitar a imediata inscrição do novo organismo na Associação dos Jornalistas Europeus.

A Imprensa e o desenvolvimento regional

«O papel da imprensa no desenvolvimento regional do País» foi o tema de um colóquio realizado em 13 de Setembro, no Ateneu Comercial do Porto, para comemorar os 40 anos das emissões da BBC para Portugal.

Jornalistas finlandeses em Portugal

Para apoiar a promoção de um novo programa semanal de grupos de turistas finlandeses para o Algarve, que já se iniciou e se prolonga até Maio do próximo ano, chegaram dia 13 a Lisboa seis jornalistas das principais publicações da Finlândia.

O grupo de jornalistas visita Portugal por iniciativa do Centro de Turismo de Portugal em Estocolmo.

Delegação do Sindicato regressou da URSS

Regressaram dia 19 a Lisboa os membros da delegação do Sindicato dos Jornalistas portugueses que se deslocaram à URSS, numa visita de oito dias, a convite da União dos Jornalistas deste país. Rui Osório, Carneiro Jacinto e Adelino Gomes mostraram-se favoravelmente impressionados pelo modo como a visita decorreu, tendo afirmado que estavam abertas novas perspectivas para a cooperação e intercâmbio entre as duas organizações.

Informação militar em seminário

Decorreu nesta semana no Estado-Maior-General das Forças Armadas um seminário sobre informação pública militar. Segundo a ANOP, foram convidados os seguintes jornalistas para participar nos trabalhos: José Miguel Júdice, de O Diabo, João Rosa, do Tempo, José Vasconcelos, de O País, António Ramos, administrador da ANOP, e Marcelo Rebelo de Sousa, do Expresso.

Estes jornalistas debatem com os responsáveis da informação militar, segundo a ANOP, o seu modo de funcionamento em cada um dos três ramos das Forças Armadas.

Criado grupo de apoio a cinco Jornais portugueses

Um trust de empresários ligados à Associação Comercial de Lisboa, à Associação Industrial Portuguesa e à Associação Industrial Portuense propõe-se, e em alguns casos está já a apoiar, directamente, com meios financeiros, os jornais A Tarde, O Dia, O Correio da Manhã, O Primeiro de Janeiro e O Comércio do Porto, considerados em dificuldades — revela uma circular que está a ser enviada a empresas filiadas naquelas associações (imprensa de 15 de Novembro).