O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

13 DE JANEIRO DE 1988

754-(37)

Outro jornal que trouxe uma certa inovação no campo da informação, com algumas características de natureza semelhante às anteriormente referidas, foi o Tal e Qual.

Por fim, há que destacar a circunstância importante de ambas as associações de empresas jornalísticas, a diária e a não diária, considerarem que a acção do Governo durante o ano de 1980 foi louvável e eficaz quanto ao interesse, ao esforço e à aplicação prática da defesa da liberdade de imprensa. Esta posição contrasta com a atitude veementemente crítica do sector sindical.

22 - Novos órgãos e reaparecimento de publicações O Vlanense

A 18 de Janeiro publicou-se o primeiro número de O Vianense, de Viana do Castelo, dirigido por Matias de Barros. O novo jornal veio juntar-se a três outras publicações já existentes naquela cidade: o trissemaná-rio Aurora de Lima (o mais antigo) e os semanários Notícias de Viana e Praça da República.

Motor

Após cinco meses de suspensão, reapareceu em 3 de Março o semanário Motor, agora dirigido por Luís Nandim de Carvalho e Carlos Fernandes Bello. Chefia a redacção o jornalista José Cândido de Sousa. O Motor vai no 17.° ano de publicação e esta última edição tem o n.° 693.

UGT Informa

A União Geral dos Trabalhadores tem desde Março como órgão oficial UGT Informa.

Match Magazine

Saiu a 28 de Março o primeiro número de Match Magazine, que se publica semanalmente em Lisboa. O jornal tem 40 páginas, formato tablóide e insere exclusivos das revistas Paris Match (França) e Interviú (Espanha).

O director é Rui Lemos, o director-adjunto, Rogério Petinga, e o responsável fotográfico, Eduardo Gageiro.

O 1.' Tórclo

Dirigido por João Mascarenhas, o quinzenário 0 1.° Tércio, dedicado a actualidades taurinas, começou a publicar-se na segunda semana de Abril.

Gil Vicente

A revista cultural Gil Vicente, cuja publicação foi interrompida em 1974 por motivos de ordem financeira, reapareceu a 21 de Abril, na sua 3." série. Fundada em 1925, Gil Vicente é agora propriedade do Gabinete de Imprensa de Guimarães.

Alimentação

Temas relacionados com a ciência, a tecnologia, a economia e a legislação relativas a produtos alimentares são tratados na revista Alimentação, cujo primeiro número foi publicado na última semana de Abril. A revista é dirigida pelo Prof. Engenheiro José Mendes Ferrão e tem por chefe de redacção José Carlos Ferreira.

O Basto

Saiu a 25 de Abril o primeiro número de O Basto, quinzenário regional dirigido por Gaspar Miranda Teixeira e que se publica em Cabeceiras de Basto.

Gazeta do Mês

João Martins Pereira é o director e Jorge Almeida Fernandes o chefe de redacção da Gazeta do Mês, que se publica na primeira quarta-feira de todos os meses, em Lisboa, e se pretende um projecto informativo e cultural. O primeiro número foi posto à venda pelo 25 de Abril. A Gazeta conta com exclusivos dos jornais Liberation (França) e II Manifesto (Itália), sendo elaborada por uma equipa que tem por base o núcleo responsável pela extinta Gazeta da Semana, cuja orientação estava próxima das teses da chamada «esquerda revolucionária».

Juventude

O primeiro número do órgão oficial da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) foi posto à venda a 1 de Maio. Tem por título Juventude e sai na primeira quarta-feira de cada mês.

A Ponte

Um semanário para distribuição gratuita aos emigrantes portugueses residentes em Paris começou a circular na primeira semana de Maio. A iniciativa pertence ao publicista francês Michel Briand e ao português Manuel de Sousa. A tiragem inicial de A Ponte — é este o título — foi de 100 000 exemplares.

A Ilha

A integração de cada habitante na sua comunidade, seja ausente ou residente, é o propósito do mensário A Ilha, de São Jacinto, cujo primeiro número se publicou a 12 de Maio.

Rockweek

Hermínio Clemente é o director do novo semanário Rockweek, que se dedica exclusivamente à música rock. O primeiro número saiu a 13 de Maio.

Nordeste Cultura/

António Cabral e Costa Pereira dirigem o jornal Nordeste Cultural, propriedade do Centro Cultural