O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

754-(40)

II SÉRIE — NÚMERO 37

Dez de Junho

A empresa proprietária do semanário Dez de Junho, de Lisboa, decidiu suspender a publicação do jornal, que já não surgiu nas bancas a 16 de Maio.

Mundo Desportivo

O trissemanário Mundo Desportivo, que celebrara o seu 55.° aniversário a 6 de Abril, foi suspenso em 2 de Junho por determinação do conselho de gerência da EPNC. Este justificou a sua decisão com o facto de «não se encontrar normalizada a situação laboral na empresa».

A EPNC, declarada em situação económica difícil, vivia então um período de agitação resultante de restrições na aplicação dos contratos colectivos de trabalho impostas pelo Governo. A comissão de trabalhadores da empresa considerou a suspensão do Mundo Desportivo «uma violência inaudita», acrescentando que o conselho de gerência «não consultou ninguém sobre o assunto». O MD publicava-se às segundas--feiras, quartas-feiras e sextas-feiras.

Para o Sindicato dos Jornalistas tratou-se de «mais um acto que se insere na ofensiva contra a imprensa estatizada», e, possivelmente, «um balão de ensaio para o futuro encerramento de órgãos da informação».

Gazeta do Mês

O mensário Gazeta do Mês foi suspenso em Outubro por razões económicas.

2.4 - Transferências da propriedade Dlérlo do Alentejo

Três câmaras municipais do distrito de Beja compraram no dia 14 de Maio, por 140 contos, o título do Diário do Alentejo, que encerrara em Fevereiro, ao fim de 48 anos de existência. As Câmaras de Beja, .Vidigueira e Cuba asseguraram na altura que, adquirindo o jornal, evitariam que alguma vez voltassem a estar em causa os postos de trabalho dos 40 funcionários da empresa, entre os quais se contam três jornalistas. O grupo de municípios comprou ainda parte do parque de máquinas da Empresa Carlos Marques, Indústrias Gráficas, S. A. R. L.

A 9 de Setembro a Assembleia Municipal de Beja aprovou a construção da associação de municípios do distrito e o respectivo estatuto, congregando-se, assim, catorze câmaras no objectivo de financiar e administrar o Diário do Alentejo.

15 - Mudanças de orientação, direcção, chefias de redacção s administração.

Jornal de Notícias

A 2 de Janeiro o jornalista Fernando Martins, que vinha coordenando a secção «Nacional», assumiu as funções de director interino do Jornal de Notícias, substituindo Manuel Ramos, que fora nomeado dezas-

seis meses antes e havia pedido a demissão. Sérgio de Andrade, subdirector durante o exercício de Manuel Ramos, regressou à chefia da redacção do jornal.

A 6 de Março os jornalistas Alberto de Carvalho e Fernando Martins tomaram posse como director e director-adjunto, respectivamente. A sua nomeação, decidida pelo conselho de administração da empresa, obteve parecer favorável do plenário de jornalistas e do conselho de redacção. O corpo redactorial atribuiu 25 votos à nomeação dos dois jornalistas, tendo-se registado 19 contra e 7 abstenções.

Expresso

Pinto Balsemão, director do semanário Expresso desde a sua fundação, deixou o cargo após a sua nomeação para Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro. A direcção do jornal foi confiada interinamente a Marcelo Rebelo de Sousa.

O Comércio do Porto

O jornalista Joaquim Queirós foi nomeado director de O Comércio do Porto, cargo que começou a desempenhar a 16 de Janeiro. Queirós exercia as funções de subdirector e substitui Orlando Romano, que ingressou, como docente, na Universidade Católica.

O jornalista Costa Carvalho deixou a chefia da redacção de O Primeiro de Janeiro para ingressar em O Comércio do Porto, onde acumula os cargos de subdirector e chefe de redacção.

A Tribuna

No dia 25 de Janeiro o jornalista Manuel Figueira anunciou, em editorial de A Tribuna, que ia deixar a direcção do jornal por «circunstâncias de ordem pessoal muito poderosas, mas sobretudo e ainda por razões imperiosas de carácter profissional». José Manuel Pereira da Costa, chefe de redacção de A Tribuna, assumiu interinamente o cargo de director, que passou a desempenhar definitivamente a 9 de Abril. Nesta data Carlos Pina foi designado subdirector e Domingos de Azevedo chefe de redacção, Pereira da Costa pediria a demissão de director a 8 de Junho.

A Capital

Francisco de Sousa Tavares, que fora demitido de director de A Capital em Dezembro de 1979, retomou o cargo no princípio de Fevereiro, a convite do novo conselho de gerência da EPNC.

Com Sousa Tavares regressaram a A Capital os jornalistas que haviam deixado o vespertino na sequência da exoneração do director.

Em Março Francisco de Sousa Tavares suspendeu as funções de direcção daquele jornal, solicitando «licença sem vencimento», para se dedicar à sua actividade de deputado.

Correio do Minho

Por determinação da Secretaria de Estado da Comunicação Social, o director do Correio do Minho, Paulo

4

"l