O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

754-(50)

II SÉRIE — NÚMERO 37

Todos estes galardões foram ganhos no âmbito da BIFOTA, que contou com a participação de 10 000 fotografias, realizadas por 1900 fotógrafos de 34 países.

Prémio Alves Redol

O júri, que apreciou em Janeiro os trabalhos apresentados aos concursos de artes plásticas e fotografia criados no âmbito das comemorações do 40.° aniversário da publicação de Gaibéus, de Alves Redol, decidiu não atribuir o galardão correspondente, mas duas menções honrosas, sendo o valor de cada uma igual a metade do montante do prémio.

As distinções foram conferidas à Equipa de Intervenção Visual de Lisboa (composta por Adão Contreiras, Ambrósio Ferreira e Vitório Mesquita) e a Pedro Cabrita Reis, também de Lisboa.

Prémio Júlio César Machado

Em Junho foi aberto concurso para a atribuição do prémio municipal Júlio César Machado, destinado a galardoar os autores dos melhores artigos em publicações periódicas nacionais ou estrangeiras sobre qualquer aspecto de Lisboa e que apresentem «ideias e formas dignas de apreço especial».

2.13.3 — Congressos, colóquios, seminários, exposições Jornalistas europeus

Luís Humberto Marcos, da direcção do Sindicato dos Jornalistas, participou em Madrid no Encontro de Jornalistas Europeus, realizado na última semana de Abril. «A liberdade de expressão na Europa» foi o tema escolhido para o debate, organizado pelas seguintes entidades espanholas: União de Jornalistas, União Geral de Trabalhadores, Comissões Operárias e União dos Jornalistas Desportivos.

Jornalismo e verdade

O jornalista e escritor francês Jean Lacouture proferiu no Centro Nacional de Cultura, em 21 de Abril, uma palestra subordinada ao tema «Jornalismo e verdade».

Congresso da F1J

Maria Antónia Palia representou o Sindicato dos Jornalistas no 15.° Congresso da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que se realizou em Atenas de 12 a 15 de Maio. Os congressistas analisaram e debateram os resultados de um inquérito lançado pela Federação entre os sindicatos seus associados sobre liberdade redactorial, formação profissional e novas tecnologias.

Por unanimidade, o Congresso aprovou uma moção de «solidariedade com os jornalistas portugueses, que lutam por preservar a liberdade de informação reconquistada após meio século de ditadura».

Um telegrama da FIJ contendo o essencial desta moção foi enviado ao Primeiro-Ministro português em 1 de Setembro. Dias depois o chefe do Gabinete do Primeiro-Ministro enviou, por sua vez, à FIJ um telegrama onde afirmava que o Governo «não tem exercido quaisquer interferências» na comunicação social estatizada, a qual se rege por «normas próprias». O telegrama acrescentava que o Governo nunca pôs em causa o estatuto das empresas públicas da comunicação social «nem a liberdade de acção dos seus responsáveis».

Órgãos de comunicação interna das empresas

O I Encontro Nacional de Órgãos de Comunicação Interna das Empresas realizou-se entre 28 e 30 de Maio no Palácio Foz. O Secretário de Estado da Comunicação Social, Sousa Brito, que inaugurou os trabalhos, indicou dois objectivos: a criação de uma associação de profissionais do sector e a sua possível filiação na Federação Europeia dos Redactores de Empresa.

Imprensa privada ibérica

A Associação da Imprensa Privada Ibérica (AIPI) promoveu uma reunião em Ponta Delgada na segunda semana de Junho. No final reclamou a adopção de medidas que eliminem a dependência dos órgãos de informação em relação ao Estado, quer em Espanha, quer em Portugal.

Alejandre» Fernnadez Pombo, director do diário Ya, foi eleito presidente da direcção da AIPI. O vice--presidente é Freitas Cruz, director de O Primeiro de Janeiro, e o secretário Santiago Rey, director da Voz da Galiza.

A AIPI reivindicou do Governo Português a consolidação dos passivos da imprensa privada, o aumento do subsídio de papel e a criação de novos subsídios, nomeadamente o desconto de 50% nas tarifas de telefone e telex.

Censura Interna

Para assinalar o 5.° aniversário da sua fundação o semanário Tempo promoveu a 31 de Maio, no Estoril, dois colóquios subordinados aos temas «Vida das redacções — o problema da censura interna» e «O referendo nas democracias».

Jornalistas do Norte

O I Encontro de Jornalistas do Norte realizou-se em 5 de Junho, no Porto. Foram debatidos temas diversos: informação e opinião; deontologia; a introdução da informática nas técnicas de difusão colectiva; recrutamento e contratação; orgânica redactorial; órgãos representativos dos profissionais do sector, e ainda os diferentes regimes sociais das empresas de informação.

Imprensa regional

A Liga de Profilaxia Social, com o patrocínio da Fundação Engenheiro António de Almeida, que cedeu um dos salões da sua sede, no Porto, organizou na primeira semana de Julho uma exposição sobre a imprensa regional portuguesa.