O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

13 DE JANEIRO DE 1988

754-(65)

urgente são objectivos do novo semanário, que se propõe, fundamentalmente, defender os interesses das populações influenciadas, social e economicamente, pelo vale e pelo rio Mondego.

Novo Burladero

Director: Fernando Teixeira. Periodicidade: mensal.

Também em Abril sai o primeiro número de Novo Burladero, publicação mensal exclusivamente dedicada à tauromaquia, que se apresenta com bom aspecto gráfico, noticiário variado, dando grande espaço à fotografia. Dirigida por Fernando Teixeira, a nova publicação conta entre os seus colaboradores Damião Ortiz, Hiza Lavadinho, Luís de Castro e Hélder Bonifácio.

Notícias de Caminha

Director: Gentil Marques. Periodicidade: mensal.

Em Maio, e com o objectivo de «defender os interesses e a dignidade do povo e das terras de Caminha», surge o mensário Notícias de Caminha. A nova publicação, que é dirigida por Gentil Marques, pretende também ser um elo de ligação com todos os emigrantes minhotos que se encontram espalhados pelo Mundo.

Património e Cultura

A Associação para a Defesa e Investigação do Património Cultural e Natural (ADIPACNA), com sede em Vila Real de Santo António, edita o primeiro número da revista Património e Cultura em finais de Maio. Trata-se de uma publicação que pretende ser veículo de trabalhos culturais e de investigação histórica sobre os concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim e do Algarve em geral.

O Transmontano

Director: Vilela Borges. Periodicidade: semanal.

Posto à venda no último dia de Julho, com 24 páginas e ao preço de 15$, este novo semanário afirma-se «ao serviço do desenvolvimento de Trás-os-Montes e Alto Douro». É seu director Vilela Borges e a empresa proprietária denomina-se SITAD — Sociedade de Informação de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Diário de Viseu Director: Fernando Abreu.

Com o «n.° 0» saído a 1 de Setembro, o Diário de Viseu inicia a sua publicação em 21 daquele mês. Sediado em Viseu e dispondo de tipografia própria, o jornal, segundo as palavras do seu director, o jornalista Fernando Abreu, aposta «na Região Centro porque o seu povo bem o merece».

Notícias da Tarde

Director: Freitas Cruz. Periodicidade: diária.

O primeiro número deste vespertino é lançado no mercado em 6 de Outubro, na cidade do Porto. Diri-

gido por Freitas Cruz, impresso em papel rosa, com 40 páginas e formato tablóide, Notícias da Tarde é propriedade da Empresa do Jornal de Notícias. A propósito do aparecimento deste novo diário, o presidente do conselho de administração da empresa proprietária, Macedo e Cunha, afirma, no decorrer do cocktail de apresentação realizado em 29 de Setembro: «Não há que ter medo do Notícias da Tarde, pois ele é um produto da liberdade de imprensa e da livre iniciativa.» Na mesma ocasião Freitas Cruz, o director, afirma que vai colocar no seu trabalho a convicção de quem acredita num projecto e a humildade de quem aprendeu a conhecer as suas limitações (v. n.° 2.5.2).

O Ribeira Penense

Director: Sousa Pimentel. Periodicidade: quinzenal.

Em 24 de Outubro começa a ser editado em Ribeira de Pena (Vila Real) o quinzenário O Ribeira Penense. Dirigido pelo seu proprietário, Sousa Pimentel, o novo jornal propõe «bater-se por um concelho moderno e progressivo, melhorado e industrializado, aberto a todas as questões do concelho, mas fechado a questiúnculas purulentas».

2.1.2 — Reaparecimento de publicações

A Planície

Director: Miguel Nuno. Periodicidade: quinzenal.

Em Moura, e depois de se ter deixado de publicar há vários anos, devido aos problemas que lhe eram levantados pela censura, reaparece A Planície, que, nesta nova fase, é dirigido por Miguel Nuno e tem uma periodicidade quinzenal.

Luz da Beira

Director: Álvaro Nuno Pires Apolinário. Periodicidade: semanal.

Suspenso durante seis anos por razões de ordem técnica, o semanário Luz da Beira, que se publicava na Meda (Guarda), é reeditado a partir de 12 de Agosto. A reedição do jornal fica a cargo da Casa do Concelho de Meda, em Lisboa, propondo-se os seus responsáveis defender os interesses regionais e informar as comunidades de emigrantes medenses no estrangeiro sobre as actividades que se vão desenrolando na sua terra natal.

Jornalismo

Boletim do Sindicato dos Jornalistas.

No cumprimento de uma promessa eleitoral dos corpos gerentes do Sindicato dos Jornalistas, em Outubro é reatada a publicação do seu boletim Jornalismo.

O Tripeiro

Director: António Cruz. Periodicidade: mensal.

Em Dezembro é posto à venda o primeiro número da nova série da revista O Tripeiro, cujo reapareci-