O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1102

II SÉRIE — NÚMERO 54

COMPANHIA PORTUGUESA DE PROCESSAMENTO DE DADOS, LDA

(Documento n.° 28)

À Direcção-Geral dos Hospitais:

Assunto: Informatização dos serviços da Direcção-Geral dos Hospitais para articulação com o Hospital de S. Francisco Xavier.

De acordo corri os contactos havido e no seguimento do levantamento efectuado na Direcção-Geral dos Hospitais, vimos por este meio apresentar a nossa proposta de fornecimento de equipamento informático numa filosofia de máxima flexibilidade, eficiência e descentralização. Assim, os equipamentos propostos são microcomputadores IBM suportados e ligados em alguns casos por redes.

Sem outro assunto de momento, ficando à vossa inteira disposição para qualquer esclarecimento julgado necessário, aproveitamos a oportunidade para enviar os nossos melhores cumprimentos.

De W. Ex.as, atenciosamente.

Lisboa, 2 de Abril de 1987. — F. Sampaio.

1 — Âmbito. — Tem a PDL um conjunto de características que nos parecem fundamentais para obter sucesso:

Elevado know-how de técnicos permanentes;

Grande especialização dos técnicos;

Grande estabilidade de quadros;

Experiência elevada na condução de projectos de todas as dimensões;

Disponibilidade para instalar um sistema de gestão desenvolvido na base de modernas técnicas de gestão de informação;

Disponibilidade de equipamentos nas próprias instalações;

Garantia de apoio após instalação por serviços

especializados; Domínio da microinformática.

Assim, e no seguimento do contacto havido com VV. Ex.*5, temos o prazer de apresentar uma proposta para o fornecimento de equipamento para o tratamento automático da informação.

2 — Configuração hardware. — O hardware proposto terá por base um conjunto de microcomputadores, alguns ligados em rede, impressoras, modems e sistemas de back up por tape.

2.1 — Os microcomputadores terão as seguintes configurações:

a) 2 PC-AT3, com processador 80286, 512 K de memória principal, um drive diskettes de 1,2 MB, um disco fixo de 30 MB, écran a cores, com capacidades gráficas, teclado português, cabo de ligação à impressora, cabo de ligação eléctrica;

b) 35 PC-XT 286, com processador 80286, 640 K de memória, um drive diskettes de 1,2 K, disco fixo de 20 MB, écran a cores, com capacidades gráficas, teclado português, cabo de ligação à impressora, cabo de ligação eléctrica;

c) 8 PC XT SFD, com processador 80286, 640 K de memória, um drive diskettes de 360 K, disco fixo de 20 MB, écran a cores, com capacidades gráficas, teclado português, cabo de ligação à impressora, cabo de ligação eléctrica;

d) 1 micro portátil, com 512 K de memória, drive diskettes 5,1/4 360 K, écran de cristais líquidos.

2.2 — Sendo a impressora o principal suporte em termos de outputs do software, quer ele seja aplicacional ou standard, propomos as seguintes impressoras:

a) 21 IBM Proprinter XL: bidireccional, carreto largo, 200 c. p. s., 40 c. p. s., em impressão de qualidade, vários tipos de alimentação;

b) 2 Honeywell L 34CQ: bidireccional, matriz por pontos com 132 colunas, 200 c. p. s., 50 c. p. s., em impressão de qualidade, vários tipos de alimentação.

2.3 — Rede de micros. — Propomos duas redes de micros, uma para o 4.° piso, para desenvolvimento, e uma outra por vários andares. Em cada rede prevemos quatro microcomputadores.

Propomos para suporte dos 8 IBM PC a rede TEN NET.

Assim: 8 placas para rede local, 8 redes locais homogéneas.

2.4 — Hardcard 20 MB. — A fim de possibilitar criar discos de maior capacidade, propomos: três HCD-20 MB, com bloqueio de cabeças automático.

2.5 — Modems. — Para possibilitar as comunicações com o exterior, um dos objectivos importantes, pro-põem-se dois modems micon: full duplex, 1200 b. d. s., com norma V22, assíncrono.

2.6 — Sistema de back up. — Propomos: 2 streamer de 10 MB exteriores Aordotar.

3 — Software. — O software a instalar nos microcomputadores a adquirir será o seguinte:

3.1 — O software base: MS.DOS 3.2.

3.2 — Software standard. — Será o sistema: Lotus 1.2.3, Wordstar, Clipper, Jennifer, DBASE III.

4 — Formação/apoio na instalação. — A PDL garante a formação dos eventuais utilizadores dos micros através dos seus técnicos. Esta formação assumirá os seguintes aspectos:

Explicitação geral do equipamento; Âmbito, objectivo e modo de funcionamento; Modo de operar; Seguranças a garantir.

Prevemos um envolvimento dos nossos técnicos durante:

Quinze dias para o Wordstar; Dez dias para o DBASE III.

5 — Manutenção.

5.1 — Manutenção de hardware. — A manutenção do hardware proposta — microcomputador/impressora — é gratuita no período de garantia:

Para o micro, um ano; Para a impressora, um ano.

Após esse período deverá ser feito um contrato de manutenção.