O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

25 DE JUNHO DE 1988

1644-(25)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

Assunto: Resposta ao requerimento n.° 1076/V (l.a)--AC, do deputado José Manuel Mendes (PCP), sobre a situação actual do Teatro Nacional de D. Maria II.

Relativamente ao requerimento apresentado pelo Sr. Deputado José Manuel Mendes (PCP) e transmitido a este Gabinete pelo ofício n.° 1728/88, de 16 de Maio de 1988, do Gabinete de S. Ex.a o Ministro dos Assuntos Parlamentares, cumpre-me informar o seguinte:

1 — Os ensaios da peça de D. Francisco Manuel de Melo, na versão de Norberto Barroca, e não de Miguel Esteves Cardoso, como se indica, iniciaram-se em 13 de Abril. Está esta peça em vésperas de estreia. Ao mesmo tempo, durante as últimas sessões das três peças de Miguel Rovisco, repunha-se a peça infantil igualmente contemplada com o Prémio Nacional de Teatro.

2 — Os actores do Teatro Nacional de D. Maria II usufruíram de um aumento de 21,5%, isto é, receberam por reajustamento salarial, a somar ao aumento de 6,5%, mais 15% dos seus ordenados.

3 — De há três anos a esta parte praticou o Teatro Nacional a política do co-produção, quer com grupos independentes, quer com entidades estrangeiras. Em consequência de uma delas foi convidada a Companhia a exibir, no Théâtre de l'Europe, D. João, de Molière.

Neste momento organiza-se o protocolo de mais duas co-produções, uma com a França, outra com a Espanha.

4 — A nossa retribuição à «mostra de teatro espanhol» só não se faz porque não houve possibilidade de datas por parte do país vizinho. No mês passado ficou assegurada a ida da Companhia a Madrid para representar o Fausto, de Fernando Pessoa.

5 — Por ofício foi transmitido ao Sindicado dos Trabalhadores de Espectáculos e à Comissão de Trabalhadores do Teatro Nacional de D. Maria II que esta Secretaria de Estado continua naturalmente aberta ao diálogo, que também deseja, com os trabalhadores do Teatro Nacional de D. Maria II, diálogo que pela parte desta Secretaria de Estado se deverá manter em regra geral através da direcção do Teatro.

Pelo Chefe do Gabinete, (Assinatura ilegível.)

MINISTÉRIO DO PLANEAMENTO E DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO

GABINETE DO MINISTRO

Assunto: Resposta ao requerimento n.° 1085/V (1.")--AC, do deputado Luís Rodrigues (PSD), sobre o caminho municipal n.° 1167, nos troços Mestres-Corvo e Fernandes-Neves.

Em resposta ao requerimento em epígrafe, encarrega--me S. Ex.a o Ministro do Planeamento e da Administração do Território de, por intermédio de V. Ex.a, prestar ao Sr. Deputado as seguintes informações:

1 — A candidatura do empreendimento de construção e pavimentação dó caminho municipal n.° 1167, troço Fernandes-Corvo, ao Programa de Investimentos Intermunicipais de 1982-1983 foi apresentada em