O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

25 DE SETEMBRO DE 1997

1471

signação toponímica de «Carteia», sendo mais tarde habitada pelos Romanos. A sua fundação supõe-se ter acontecido por volta do ano 504 a. C.

Perto da antiga Carteia (colónias de pescadores cartagineses com armações de salgas de peixe), que se presume estar submersa, localiza-se Loulé Velho, onde até ao final da década de 70 existiam tanques de salga de peixe do período romano. Pinho Leal, no seu livro Portugal Antigo e Moderno, vol. 8, p. 7, refere que «foi antigamente uma povoação importantíssima pelo seu grande comércio de marinhas e sal e pescarias».

A 4 km para o lado poente de Loulé Velho situa-se a estação arqueológica do Cerro da Vila (hoje Vilamoura), importante porto piscatório de ocupação romana, visigótica e muçulmana.

António Cardoso, no Agiólogo Lusitano (1659), afirma ter sido em Carteia que, pela primeira vez (por intermédio de Santo Henrychio), foi pregada a doutrina cristã na Península Ibérica no ano de 40 da era de Cristo.

O rei D. Afonso III, 17 anos após a conquista do Algarve, através do foral do concelho de Loulé, concedido em Agosto de 1266, referindo-se a Quarteira, reservou para o seu realengo as herdades, os moinhos (de águas correntes e de marés), pisões (oficinas onde se preparava a lã), azenhas e, ainda, a pesca da baleia.

O rei D. Dinis, em Alcobaça, a 15 de Novembro de 1297, deu carta de aforamento do «logar que chamam Quarteira com todos seus termos» a Martim Mercham.

D. João I, através de uma carta de privilégio datada de 16 de Janeiro de 1404, a favor do mercador genovês João da Palma, coutou uns terrenos no morgado de Quarteira a fim de intensificar nesta localidade a cultura da cana-de-açúcar. Mais tarde, foi destas terras que esta cultura passou para a ilha da Madeira.

As terras de Quarteira, pertenceram aos reis de Portugal até D. João I, o qual, em 19 de Setembro de 1413, trocou por carta de escambo o seu realengo de Quarteira com a vila de Cernache, pertencente ao fidalgo Gonçalo Nunes Barreto, como recompensa do seu contributo na conquista das praças do Norte de África de Ceuta e Fez. Desde este último, por sucessivas heranças, foi proprietário do morgado de Quarteira o duque de Loulé (1804-1875).

D. Francisca de Aragão, descendente dos Barretos, foi uma das mais lindas e cortejadas damas da corte do rei D. João IH e, segundo alguns mestres da literatura nacional', uma das inspiradoras do estro poético de Luís de Camões.

Estas terras estiveram sempre na posse da mesma família até que Fialho de Sousa Coutinho vendeu à LUSOTUR, em 1966, o que restava do morgado de Quarteira, passando a designar-se «Vilamoura».

A Fortaleza da Torre de Quarteira (Fortaleza de Santo António, Torre de Vigia, Torre de Almenara, ou de Farol) foi mandada construir pelo rei D. Dinis, sobre as ruínas da Carteia romana, e principiou a ser demolida em 1936. Esta Torre correspondia-se por sinais com a Torre da Vela de Loulé, existente junto da Misericórdia, avisando-a de que precisava de auxílio quando os Mouros desembarcavam na praia para actos de rapinagem, .que geralmente aconteciam entre Março e Outubro.

A Torre de Quarteira tinha a forma de um paralelepípedo de base quadrada (44 palmos), com os ângulos quase na direcção dos quatro pontos cardeais, composta por dois pisos. A entrada estava aproximadamente a 4 m acima do terreno e era alcançada por meio de uma escada

recolhível, impedindo, assim, o acesso do inimigo. Esta entrada comunicava para um compartimento que era coberto por uma abóbada assente numa coluna central, consistindo o alojamento em tarimbas para a guarnição. À esquerda, um lanço de escadas de cantaria conduzia ao piso superior, onde se encontrava a bateria.

Esta Torre foi desartilhada por volta do ano de 1819 e

foi definitivamente demolida em 1943, tendo as suas pedras servido para construir alguns edifícios da Rua de Gonçalo Velho.

A freguesia de Quarteira foi criada em 13 de Abril de 1916 pela Lei n.° 509, e os seus limites foram definidos em 10 de Agosto do mesmo ano, através do Decreto n.° 2560 da Direcção-Geral de Administração Política e Civil, com a seguinte redacção:

Ao norte a estrada nacional de Vila Real de Santo António; ao sul o oceano Atlântico; ao nascente o ribeiro denominado «Queda Vai» e ao poente a estrada municipal que vai para Albufeira e o concelho deste nome.

A vila de Quarteira foi elevada a esta categoria pela Lei n.° 84/84, de 23 de Junho, situada no concelho de Loulé, na «sub-região litoral» do Algarve, e a 20 km da cidade de Faro, sede do distrito do mesmo nome.

Hoje, mais do que um centro piscatório, é um centro de elevada procura e oferta turística nacional e estrangeira, a que não são alheios o clima, a praia, o peixe fresco, a sua considerável frente de mar e as urbanizações que somam a maior oferta de golfe e de alojamento.

Potencialidades sócio-económlcas População

Segundo o recenseamento da população, dos 3275 habitantes registados em 1970 passou-se para um total de 10 275 cidadãos residentes na freguesia de Quarteira em 1991, 8284 dos quais na vila de Quarteira.

Registe-se, todavia, o crescimento demográfico explosivo desde então verificado, como o comprova o facto de, em Maio de 1997, já se encontrarem recenseados 11 468 eleitores na freguesia, a esmagadora maioria dos quais residindo permanentemente na vila de Quarteira.

Aqui verifica-se uma elevada percentagem de população jovem, relaüvamente ao concelho de Loulé, e um índice de envelhecimento duas vezes inferior.

Turismo e hotelaria

De acordo com as estatísticas da Direcção-Geral do Turismo reportadas a 1996, a freguesia de Quarteira dispõe de 12 392 camas classificadas, repartidas por 63 estabelecimentos, o que corresponde a 79 % do total do concelho de Loulé, a que acresce um parque de campismo com uma capacidade de 2500 camas.

No que respeita a alojamentos particulares registados na Direcção-Geral de Turismo, somam-se 7000 camas para a freguesia de Quarteira, onde, aliás, se estima um total de 40 000 camas não declaradas oficialmente.

À freguesia de Quarteira dispõe ainda de 585 estabelecimentos de cafés, restaurantes e outros similares de hotelaria, representando 60 % da oferta total do concelho de Loulé.

A população de Quarteira tem ao seu dispor uma sala de cinema, um casino, um parque de diversões aquáticas e várias discotecas dè grande capacidade.