O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

644

II SÉRIE-A — NÚMERO 32

a Lixa já tem estação de correio desde o longínquo ano de 1828, sendo até a primeira localidade do concelho de Felgueiras e a nona do distrito do Porto a ter essa benfeitoria.

13;— Instalações de hotelaria

A nível de instalações de hotelaria, existem na cidade a Albergaria Dalar e algumas pensões. Quanto a estabelecimentos de restauração, são os mesmos numerosíssimos, sendo de assinalar as conhecidas e afamadas «tasquinhas» da Lixa e os seus excelentes vinhos verdes, adquiridos directamente aos produtores.

14 — Estabelecimentos de ensino preparatório e secundário

Na cidade da Lixa existem duas excelentes e modernas . escolas: a Escola EB 2, 3 do Dr. Leonardo Coimbra, inaugurada em 1994, e a Escola Secundária da Lixa, inaugurada em 9 de Outubro de 1983. Estes dois estabelecimentos de ensino têm óptimas instalações, com grandes áreas cobertas e enormes áreas descobertas. Além disso, existe a Escola EB 2, 3 da Mota, da freguesia de Fervença, lambem recentemente inaugurada.

15 — Estabelecimentos de ensino pré-prlmário e infantários

Na área do novo concelho existem actualmente vários infantários, embora a maior parte deles fique localizada na cidade da Lixa. Existem também dois estabelecimentos de ensino pré-primário.

16 — Corporação de bombeiros

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lixa foi constituída no ano de 1889, tendo sido considerada de utilidade pública em 28 de Fevereiro de 1928. Actualmente, está já concluído o novo quartel, sito na Avenida da República. Trata-se de um moderno e funcional quartel que ocupa a área de 7000 m2 e é composto por um edifício constituído por três blocos, mais uma casa--escola e parada, ocupando a construção a área coberta de 2300 m2.

17 — Agências bancárias

Na área do futuro concelho existem presentemente seis agências bancárias.

18 — Equipamento desportivo

Na cidade da Lixa existe o Estádio do Senhor do Amparo, relvado, e um campo de treinos, pertencentes ao Futebol Clube da Lixa, clube que vem militando na 2." divisão B, zona Norte. Na freguesia de Macieira da Lixa também há um campo de futebol não. relvado. Além disso» existem na cidade três pavilhões gimnodesportivos, dois escolares e outro da Casa do Povo de Borba de Godim, utilizados pela população. Por outro lado, o novo quartel dos Bombeiros Voluntários da Lixa tem um excelente recinto desportivo coberto. Acrescente-se também que a cidade da Lixa tem uma moderna piscina de aprendizagem coberta, destinada à população em geral, nomeadamente a estudantil. Existem igualmente vários ginásios particulares.

19 — Repartição de finanças e tesouraria, forças de segurança e outros serviços públicos

Na cidade da Lixa está sediada a 2." Repartição de Finanças de Felgueiras, com a respectiva tesouraria da

Fazenda Pública. Esta repartição abarca actualmente as

freguesias de Borba de Godim, Macieira da Lixa, Santão e Vila Cova da Lixa. A cidade da Lixa tem um posto da Guarda Nacional Republicana, indo arrancar a construção de um novo quartel no ano de 1998. Existem ainda o posto local do Centro Regional de Segurança Social do Porto e um centro de dia para a terceira idade.

20 — Comércio

O comércio foi sempre a principal actividade económica da Lixa. O principal produto comercializado é, sem dúvida, o bordado manual, verdadeiro ex-líbris da Lixa. Para salvaguarda e promoção desta verdadeira jóia do artesanato português, a APROMOLIXA — Associação para o Desenvolvimento e Promoção da Lixa realiza todos os anos a EXPOLLXA — Feira Nacional de Bordados; certamente que constitui presentemente a maior feira nacional de bordados manuais.

21 — Indústria

No âmbito industrial, possui a Lixa um número significativo de unidades fabris, afectas à produção de bens de diversa natureza, entre os quais se destacam os têxteis, calçado, construção civil, mobiliário metálico, equipamento de frio, máquinas e ferramentas agrícolas, pirotecnia, transportes de mercadorias, bem como os bordados maquinados. Há mesmo uma zona industrial no Pinhal Basto, freguesia de Macieira da Lixa.

22 — Agricultura

A Lixa faz parte da Região Demarcada do Vinho Verde, que corresponde a uma denominação de origem.

23 — Associações

A Lixa é uma terra de associativismo, feliz expressão do sadio bairrismo das suas gentes. São actualmente 12 as associações mais representativas deste espírito, nas mais variadas áreas de actividade.

24 — Imprensa tocai

Na área da imprensa local existe O Jornal da Lixa, prestigiado semanário lixense, já com quase 40 anos de publicação.

25 — Património natural, artístico e monumental

Os montes do Ladário é do Seixoso são dos mais belos sítios da Lixa. As igrejas de Borba de Godim e de Santão são dois belos exemplares de arquitectura românica, às quais se junta a igreja de Vila Cova da Lixa.

26 — Cultura

O maior de todos os Uxenses foi, sem dúvida, Leonardo José Coimbra, que nasceu na povoação da Lixa a 30 de Dezembro de 1883, e fez brilhantíssima carreira no ensino, distinguindo-se também como tribuno e orador, filósofo e político. A sua obra filosófica é notável. Da sua bibliografia destacam-se as obras 0 Criacionismo, A Morte, A Alegria, a Dor e a Graça, A Luta pela Imortalidade, Do Amor e da Morte, Jesus, A Rússia de hoje e o Homem de sempre e O Homem às Mãos com o Destino. Faleceu na noite de 31 de Dezembro de 1936, encontrando-se sepultado no cemitério da cidade da Lixa.