O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 DE OUTUBRO DE 1998

148-(599)

Em termos de produção, o comportamento das variáveis em análise (VAB e emprego)(,) apresenta-se algo assimétrico. Como mostra o Quadro III-1 o emprego nestes sectores obteve um ganho de dois pontos percentuais e o VAB uma perda de cinco pontos no conjunto da economia.

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Esta situação é, porém, bastante diferenciada segundo os sectores: na indústria há a registar perdas relativas no valor acrescentado e no emprego e no comércio uma evolução assimétrica com ganhos no emprego e perdas no valor acrescentado, enquanto o serviços às empresas apresentam tendências de crescimento nestas duas variáveis.

Quanto à evolução comparada da produtividade a nivel intersectorial e em relação à média do Pais, as tendências e ritmos de crescimento são bem diferenciados.

Assim, em 1995, último ano de que dispomos de informação comparativa, o sector que detinha a produtividade média do trabalho (contos/trabalhador) mais elevada, cerca de cinco vezes a

média da economia, era a energia, situando-se em última posição a construção civil. A indústria, sector de maior significado económico neste conjunto de actividades, apresentava uma produtividade ligeiramente acima da média da economia.

Como principal conclusão saliente-se a maior dinâmica no turismo e a fraca performance relativa do sector «serviços», o que se ajusta aos resultados de estudos internacionais sobre esta problemática.

No que se refere ao comércio com o exterior, a situação é mais homogénea, pois as exportações e importações têm comportamentos muito aproximados e de tendência sensivelmente idêntica (Quadro III-2).

Quadro III-2 Participação no Comércio com o Exterior

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

É interessante registar o comportamento assimétrico nos serviços entre mercado nacional e mercados exteriores, onde têm vindo a acusar uma perda relativa em termos de exportação, decorrente de uma quebra nos valores globais exportados.

Principais medidas de Política, no âmbito do Ministério da Economia, para 1999

O diagnóstico do Ministério da Economia sobre o processo de desenvolvimento em Portugal aponta para dois gran-

(•) A percentagem atribuida ao sector do turismo está subavaliada por deficiente definição desta actividade nas contas nacionais onde, por exemplo, a definição do sector não inclui as agências de viagens. Por outro lado o sector serviços aqui incluido está subreavaliado em termos de Ministério da Economia por conter serviços não orientados para as empresas sob sua acção Estes dois efeitos contrários tenderão a anularem-se.

(•*) Hotéis, restaurantes e cafés.