O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

294-(32)

II SÉRIE-A — NÚMERO 17

QUADRO N.° 8 Despesa do Estado — Classificação orgânica

(Em milhou d* contos)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

3.4 — Despesa total

QUADRO N.° 9 Despesa total

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Afofa. — Não inclui passivos financeiros, FRDP nem contas de ordem.

A análise por agregados da despesa total permite concluir que a parte mais expressiva da variação da despesa sem activos é justificada pelo aumento dos encargos com o pessoal, sendo de relevar as despesas com o pessoal das escolas de ensino básico e secundário, a contribuição financeira para a Caixa Geral de Aposentações e os encargos com saúde relativos aos funcionários e agentes da Administração Pública (ADSE).

É de salientar que a estimativa para 1999 tem subjacente um crescimento muito acentuado de um conjunto de despesas correntes que se distinguem das despesas de funcionamento entendidas em sentido estrito. É daiamen-te o caso das transferências correntes para outros subsectores do sector público administrativo e da parte das despesas com o pessoal relacionadas com o pagamento das pensões e reformas.