O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0208 | II Série A - Número 011S1 | 23 de Novembro de 2004

 

3. A execução da despesa associada à programação inscrita no PIDDAC 2005 irá reflectir-se na situação económica do País, designadamente ao nível da evolução das várias componentes da Despesa, em especial da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), do dinamismo de alguns dos sectores produtivos e do mercado de trabalho.
Assim, tendo em consideração a estrutura económica da despesa inscrita no âmbito do PIDDAC 2005, estima-se que os efeitos directos, indirectos e induzidos da sua execução representarão cerca de 4,2% do PIB gerado pela economia, contribuindo com ½ ponto percentual para o seu crescimento.
A variável da procura interna em que o impacto será mais elevado será a FBCF, em especial na componente Construção, cujos níveis serão superiores em 18% e 28% respectivamente, aos que ocorreriam na ausência do investimento inscrito no PIDDAC 2005.
Será nos sectores da Construção e Obras Públicas, Minerais não Metálicos e Actividades Informáticas e Conexas que se registarão os adicionais de Valor Acrescentado (VAB) mais significativos, respectivamente 24%, 12% e 10%.
A aceleração da procura interna decorrente da execução do PIDDAC reflectir-se-á no ritmo de crescimento das importações, cujo nível se situará 4,4% acima do cenário alternativo de ausência de PIDDAC.
Os efeitos directos, indirectos e induzidos que a execução da despesa programada no contexto do PIDDAC 2005 provocará na economia, terão associados cerca de 200 mil postos de trabalho.
4. À programação cofinanciada que integra o QCA III corresponde 62% da programação total do PIDDAC; a programação cofinanciada por outros instrumentos comunitários representa cerca de 16% do financiamento total.

PIDDAC 2005
Financiamento total
Estrutura %
1. Programação cofinanciada 77,9
QCA III 62,4
Eixo 1 - Elevar o nível de qualificação dos Portugueses, promover o emprego e a coesão social 11,7
Eixo 2 - Alterar o perfil produtivo em direcção às entidades do futuro 16,8
Eixo 3 - Afirmar a valia do território e a posição geoeconómica do País 17,9
Eixo 4 - Promover o desenvolvimento sustentável das regiões e a coesão nacional 15,9