O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0013 | II Série A - Número 019 | 23 de Novembro de 2004

 

Despesa Nacional
(Taxas de variação homóloga em volume em %)

No ano de 2004 o consumo privado deverá registar um aumento de 1,8% (-0,5% em 2003). No 1.º semestre o consumo privado evidenciou uma recuperação, registando um crescimento de 2,2%, em termos homólogos (0,3% no 2.º semestre de 2003). O conjunto dos indicadores mais recentes, disponíveis para este agregado, continua a apresentar uma evolução favorável, sugerindo que o consumo privado deverá continuar a crescer, ainda que a um ritmo mais moderado.
O mercado de trabalho em 2003 apresentou um comportamento muito negativo determinado fundamentalmente pela recessão económica.
No entanto, a melhoria gradual da actividade económica a partir do 2.º trimestre de 2003 tem-se reflectido num menor agravamento desta situação.

Taxa de desemprego
(%)

Indicadores de Emprego e Desemprego

Em termos salariais o ano de 2003, no quadro de quebra da actividade económica, intensificou o processo de moderação salarial, sugerindo a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2005 a continuação do crescimento moderado dos salários nominais.