O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

61 | II Série A - Número: 088 | 29 de Abril de 2008

Tendo-se verificado, a 14 de Fevereiro, a recepção de apenas cerca de quinze contributos e considerando o calendário das conferências que, entretanto, havia sido fixado, foram elaborados ofícios de insistência, prolongando o prazo de resposta até ao dia 25 de Fevereiro e, posteriormente, 28 de Março. Até ao início do mês de Abril, a CAE recebeu 42 respostas (29% dos contributos solicitados), que constituíram base de análise para o Relatório que se junta no Anexo 3.   Desse Relatório reproduzem-se aqui os seguintes extractos:  
“A análise dos contributos colhidos é de difícil sistematização, uma vez que o guião enviado às entidades foi entendido de diversas formas que, consequentemente, reflectiram diferentes abordagens metodológicas. Ainda assim, podem-se apresentar algumas conclusões:   
• Algumas entidades que salientam a excessiva extensão e complexidade do texto do Tratado; 
• Parte dos contributos reflectem concordância face ao conteúdo do Tratado, salientando o avanço na construção europeia; 
• Salientam ainda positivamente, o facto da assinatura do Tratado ter ocorrido no âmbito da Presidência portuguesa do Conselho; 
• Algumas entidades lamentam a não realização do referendo;  
• Por regra, os contributos das universidades versam sobre a totalidade do guião, enquanto as restantes entidades optam por focar apenas ou desenvolver com maior detalhe temas sectoriais que se encontram no âmbito das suas áreas de actuação.”   
d) CICLO DE CONFERÊNCIAS