O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

13 | II Série A - Número: 026 | 10 de Novembro de 2008

Quadro Despesa do estado por Classificação Orgânica (Milhões de euros)

3. Programa de Investimentos e Despesa de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC)

As prioridades definidas para o investimento público no ano de 2009, enquadradas nas Grandes Opções do Plano (GOP), aprovadas pela Lei n.º 41/2008, de 13 de Agosto, centram-se na implementação de políticas destinadas a elevar o potencial de crescimento da economia e promover o desenvolvimento sustentado do País, num quadro de consolidação das finanças públicas e de reforço da coesão social e territorial.
Nesta linha de intervenção, o investimento público continua, em 2009, a privilegiar as áreas do conhecimento e da qualificação dos recursos humanos, elementos estruturantes para um desenvolvimento sustentado. No que respeita ao investimento físico, a prioridade vai para o apoio ao tecido empresarial e para a promoção de investimento no sector energético, com o objectivo de reduzir a dependência energética do exterior.
Os projectos inscritos no âmbito do PIDDAC, totalizam € 4061 milhões, que significa um acréscimo de 12,3% face ao valor inicial inscrito no PIDDAC para 2008, sendo que se enquadram nos eixos prioritários definidos nas Grandes Opções do Plano (GOP) para 2009, apresentando a seguinte distribuição:

 1.ª Opção — Assegurar uma trajectória de crescimento sustentado, assente no conhecimento, na inovação e na qualificação dos recursos humanos: 45%  2.ª Opção — Reforçar a coesão, reduzindo a pobreza e criando mais igualdade de oportunidades: 14%  3.ª Opção — Melhorar a qualidade de vida e reforçar a coesão num quadro sustentável de desenvolvimento: 32%  4.ª Opção — Elevar a qualidade da democracia, modernizando o sistema político e colocando a justiça e a segurança ao serviço de uma plena cidadania: 8% Consultar Diário Original