O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

32 | II Série A - Número: 112 | 6 de Julho de 2010

GRÁFICO 7 - Saldo Orçamental e Dívida Pública na Área do Euro - 2009

Fonte: Eurostat - Reporte do Procedimento dos Défices Excessivos de Abril de 2010 A evolução do rácio da dívida pública reflecte não só o comportamento do saldo orçamental (primário), mas também um conjunto de outros factores, usualmente designado por “ajustamen to défice-dívida”, e que inclui, designadamente, o diferencial de crescimento das taxas de juro face ao PIB nominal e a aquisição líquida de activos financeiros. Até 2007, o ajustamento foi relativamente diminuto, em termos médios, quer para o conjunto da UE quer para a área do euro. Contudo, em 2008 e 2009, o ajustamento aumentou significativamente reflectindo a resposta dos governos dos Estados-membros à crise financeira, designadamente no âmbito da Iniciativa para o Reforço da Estabilidade Financeira.
Em Portugal, dada a maior resiliência apresentada pelo sector financeiro e, consequentemente, a ausência de operações de estabilização do sistema financeiro por parte do Estado português, o acréscimo no rácio da dívida pública no PIB é explicado quase inteiramente pelo valor do défice primário e pelo diferencial de crescimento entre o PIB nominal e a taxa de juro implícita na dívida (efeito dinâmico), sendo as operações financeiras menos relevantes.
Á u s t r i a Bé l g i c a
F i n l â n d i a
F r a n ç a
A l e m a n h a
G r é c i a
I r l a n d a
I t á l i a
L u x e m b u r g o
P a í s e s Ba i x o s
P o r t u g a l
E s l o v é n i a
E s p a n h a
A E 1 6
U E 2 7
M a l t a
C h i p r e
E s l o vá q u i a
0
20
40
60
80
100
120
140
- 1 4 , 5 - 1 2 , 5 - 1 0 , 5 - 8 , 5 - 6 , 5 - 4 , 5 - 2 , 5 - 0 , 5 1 , 5
D
í
vi
d
a P
ú
b
l
ic
a e
m % d
o P
I
B
S a l d o O r ç a m e n t a l d a s A P ' s e m % d o P I B
II SÉRIE-A — NÚMERO 112
_____________________________________________________________________________________________________________________
32


Consultar Diário Original