O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 | II Série A - Número: 062 | 12 de Janeiro de 2011

Centro Social Paroquial de Santa Eulália O Centro Social Paroquial de Santa Eulália, Instituição Particular de Solidariedade Social, propõe-se contribuir para o desenvolvimento social da população. Em funcionamento desde 1987, tem vindo a apoiar diversos grupos da população através de serviços sociais, actividades de informação, de animação socioeducativa, de acções culturais, da formação profissional e do apoio socioeconómico a famílias carenciadas.
Com capacidade para 139 indivíduos, pretende dar uma resposta social, desenvolvida em equipamento, onde se prestam serviços e desenvolvem actividades que, de uma forma articulada, tendem a constituir um pólo de animação com vista à prevenção de problemas sociais e à definição de um projecto de desenvolvimento local, colectivamente assumido.
No âmbito desta valência, o Centro Social paroquial, entidade acreditada pelo Instituto para a Qualidade da Formação (IQF), desenvolve um conjunto diversificado de acções de formação dirigidas à população jovem e adulta, conferindo qualificação escolar e/ou profissional. A promoção destas acções decorre, principalmente da realização de candidaturas a programas nacionais e comunitários, com destaque para o POEFDS (Programa Operacional Emprego Formação e Desenvolvimento Social), contribuindo deste modo para contrariar os baixos níveis de qualificações da população, privilegiando-se um público-alvo socialmente menos favorecido e/ou em risco de exclusão social.
No âmbito do Centro Comunitário são ainda desenvolvidas outras actividades, com destaque para o Clube dos Trabalhos Manuais, uma Banca de Estudos, de apoio a crianças e jovens que frequentam o ensino básico e secundário, uma Biblioteca Virtual que, em parceria com a junta de freguesia, permite a toda a população aceder a informação electrónica de forma gratuita.
Tem em funcionamento valências ligadas à infância (CATL, creche), à terceira idade (lar, centro de dia, apoio domiciliário) e à população em geral (centro comunitário, núcleo de formação).

Centro de Actividades de Tempos Livres O Centro de Actividades de Tempos Livres de Santa Eulália, integrado no âmbito de actuação do Centro Social Paroquial e com capacidade para 70 crianças e jovens, visa dar uma resposta social, desenvolvida em equipamento ou serviço, que proporciona actividades de lazer a crianças e jovens a partir dos 6 anos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e do trabalho, desenvolvendo-se através de diferentes modelos de intervenção, nomeadamente acompanhamento/inserção, prática de actividades específicas e multi-actividades.

Creche A creche, integrada no âmbito de actuação do Centro Social Paroquial e com capacidade para 33 crianças, visa dar uma resposta social, desenvolvida em equipamento, de natureza socioeducativa, para acolher crianças até aos três anos de idade, durante o período diário correspondente ao impedimento dos pais ou da pessoa que tenha a sua guarda de facto, vocacionado para o apoio à criança e à família.

Lar de Idosos O Lar de Idosos, integrado no âmbito de actuação do Centro Social Paroquial e com capacidade para 27 idosos, desenvolve actividades de apoio social a pessoas idosas através de alojamento colectivo, de utilização temporária ou permanente, fornecimento de alimentação, cuidados de saúde, higiene, conforto, fomentando o convívio e proporcionalmente a animação cultural e a ocupação dos tempos livres de pessoas idosas ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia.

Centro de Dia O Centro de Dia, integrado no âmbito de actuação do Centro Social Paroquial e com capacidade para 25 pessoas, visa dar uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sociofamiliar. Destina-se a receber idosos de ambos os sexos, a partir dos 50 anos e, excepcionalmente, de outras idades quando a saúde física ou mental o justifiquem.