O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9 | II Série A - Número: 062 | 12 de Janeiro de 2011

Grupo Folclórico de Santa Eulália O Grupo Folclórico de Santa Eulália, fundado em 1984, é um digníssimo representante do Folclore do Baixo Minho, mais propriamente das terras de Riba Vizela. Apresenta um folclore bastante singular, com bastantes influências do folclore do Baixo Minho e com algumas reminiscências do folclore do Douro Litoral, província à qual pertencia administrativamente até 1998.
Desde a sua fundação, o Grupo não teve qualquer suspensão de actividade e contou sempre com o apoio da Federação do Folclore Português, de que é membro efectivo. São inúmeras as actuações em festivais nacionais e internacionais de folclore — em Portugal e no estrangeiro — feiras de artesanato, comemorações, romarias e festas de escola. Desde a sua fundação, o Grupo Folclórico de Santa Eulália sempre organizou o seu festival, sendo que, ultimamente, organiza o Festival Internacional de Folclore de Santa Eulália, com a participação de Grupos de Espanha, França, Jugoslávia, Turquia, Rússia, México, Roménia, Dinamarca ou Ucrânia.
Os elementos do Grupo são quase todos operários fabris, mas esforçam-se na defesa da ruralidade na sua diferente dimensão, o que se reflecte nos trajes que o Grupo exibe, nomeadamente, lavradores afidalgados (feirantes, trajes de trabalho (podador, ceifeira, malhadores, tecedeiras do linho, aguadeira), trajes ricos de domingar, trajes de noivos e da viúva. Toda esta actividade é encarada pela população como uma mais-valia local, sendo capaz de transmitir de uma forma cultural um pouco da nossa história, das nossas origens.

Centro Etnográfico do Grupo Folclórico de Santa Eulália Este espaço, edificado na freguesia de Santa Eulália, é o único Centro Etnográfico que existe no concelho de Vizela, sendo, paralelamente, o local onde o Grupo Folclórico de Santa Eulália faz os seus ensaios. Quanto ao espólio apresentado no Centro, é a melhor mostra de artigos etnográficos do Concelho, destacando-se uma colecção de objectos antigos usados na agricultura, como alfaias agrícolas e outros utensílios do quotidiano agrícola, teares, trajes regionais e documentos do início da fundação do grupo. Estão, também, ainda expostas várias lembranças do Grupo Folclórico, principalmente das actuações que foram feitas em vários países.

Agrupamento de Escuteiros de Santa Eulália Desde 1974 que existe o Agrupamento de Escuteiros 435 do Corpo Nacional de Escutas, que muito contribui para a formação pessoal e social dos jovens, realizando actividades diversificadas nos âmbitos lúdico, social, religioso e ambiental.

Estabelecimentos de Ensino No domínio da educação, Santa Eulália dispõe de uma creche, dois Jardins de Infância (Campo da Vinha e Monte — 50 alunos), duas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Devesinha — 200 alunos — e Monte — 100 alunos) e um estabelecimento de ensino privado (Colégio de Vizela — 271 alunos).

Turismo Rural Na freguesia de Santa Eulália, existe uma casa de turismo rural, que tem por objectivo permitir um contacto mais directo e genuíno com a natureza e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar.

Zona de Lazer Largo da Igreja No centro da freguesia, existe uma zona de lazer, com esplanada, WC e parque infantil. É um espaço contíguo ao Largo da Igreja, que oferece a toda a população um espaço coeso que pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

Transportes Públicos A freguesia de Santa Eulália é abrangida por uma rede de transportes públicos, com vários circuitos diários, efectuados por duas empresas, designadamente, Transcovizela — Transportes Públicos, SA, e Auto Viação Landim, L.da.