O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

40 | II Série A - Número: 093 | 25 de Fevereiro de 2011

Capítulo 3: descreve todas as operações com produtos (bens e serviços), bem como activos não produzidos no sistema.
Capítulo 4: descreve todas as transacções na economia, que distribuem e redistribuem o rendimento e a riqueza na economia.
Capítulo 5: descreve as operações financeiras da economia.
Capítulo 6: descreve as mudanças que podem ocorrer ao valor dos activos através de eventos de natureza não económica ou mudanças de preço.
Capítulo 7: descreve os balanços e o sistema de classificação de activos e passivos.
Capítulo 8: define a sequência de contas e os saldos associados a cada conta.
Capítulo 9: descreve o fornecimento e utilização de tabelas, o seu papel na conciliação entre as medidas de rendimento, a produção e despesas na economia.
Capítulo 10: descreve a base conceitual para as medidas de preço e volume associado com o valor nominal encontrado nas contas.
Capítulo 11: descreve as medidas de mercado da população e de trabalho que podem ser utilizadas como medida nas contas nacionais na análise económica.
Capítulo 12: dá uma breve descrição das contas trimestrais.
Capítulo 13: descreve os objectivos, conceitos e problemas de compilação na elaboração de um conjunto de contas regionais.
Capítulo 14: abrange a medição dos serviços financeiros prestados pelos intermediários financeiros e financiada através de receitas líquidas de juros e reflecte anos de pesquisa e desenvolvimento dos Estadosmembros, a fim de ter uma medida que seja robusta e harmonizada entre os Estados-membros.
Capítulo 15: refere contratos, concessões e licenças para descrever uma área de crescente importância nas contas nacionais.
Capítulos 16 e 17: têm como função descrever a forma de manipulação no contexto nacional de mecanismos como seguros e pensões. As questões de redistribuição de riqueza têm um interesse crescente entre as populações de mais idade.
Capítulo 18: cobre o resto do mundo, as contas nacionais equivalentes às contas da balança de pagamentos do sistema de medição.
Capítulo 19: é uma novidade, apresenta as Contas da União Europeia, abrangendo os aspectos da contabilidade nacional, onde arranjos europeus institucionais e comerciais levantam questões que requerem uma abordagem harmonizada.
Capítulo 20: descreve as contas do sector público — uma área de especial interesse como as questões de prudência fiscal pelos Estados-membros continuam a ser fundamentais para a condução da política económica na União Europeia.
Capítulo 21: descreve as relações entre as contas das empresas e as contas nacionais, uma área de crescente interesse para corporações multinacionais, as quais são responsáveis por uma parcela crescente do PIB para todos países.
Capítulo 22: descreve a relação de contas satélite com as principais contas nacionais.
Capítulos 23 e 24: são para fins de referência; o Capítulo 23 estabelece as classificações utilizadas para os sectores, actividades e produtos na SEC de 2010 e o Capítulo 24, mostra a sequência completa das contas de cada sector.

II — Desenvolvimento

O SEC 2010 é um sistema coerente com as orientações nacionais e mundiais em termos contabilísticos.
Estas orientações têm sido produzidas sob a responsabilidade conjunta da Organização das Nações Unidas (ONU), do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Serviço de Estatística das Comunidades Europeias (Eurostat), da Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do Banco Mundial. O SEC 2010 é focado nas circunstâncias e necessidades de dados na União Europeia. Como o SNA 2008, o SEC 2010 é harmonizado com os conceitos e nomenclaturas utilizados em muitas outras organizações sociais e estatísticas económicas. Exemplos são as estatísticas sobre o emprego, fabricação e