O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

90 | II Série A - Número: 066 | 11 de Novembro de 2011

3. Ensino básico e secundário No domínio do Ensino Básico e Secundário, o relatório do Orçamento do Estado para 2012 aponta os seguintes 5 objectivos estratégicos:
Elevar os níveis de qualificação e melhorar significativamente a qualidade das aprendizagens, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário; Alargar o acesso ao ensino especial e adequar a intervenção educativa às necessidades dos alunos e das famílias; Reforçar a aposta no ensino profissionalizante; Manter as respostas de qualificação de adultos, com especial incidência na elevação dos níveis de certificação profissional e na reconversão e integração laboral das pessoas em situação de desemprego; Desenvolver e consolidar uma cultura de monitorização e avaliação a todos os níveis do sistema de ensino

De forma a dar execução a esses objectivos, as principais linhas de acção identificadas centram-se nas seguintes medidas: Reorganização e racionalização dos currículos e revisão de planos/projetos associados à promoção do sucesso escolar; Melhoria da complementaridade entre percursos de reconhecimento e percursos de formação certificada.

4. Administração escolar Na área da administração escolar são identificados como objectivos estratégicos para 2012:
Assegurar uma melhor gestão dos recursos humanos por via do processo de mobilidade; Reordenar a rede escolar do sistema de ensino, nomeadamente através da criação de uma rede de oferta pública coerente e aproveitando os recursos existentes; Reforçar a autonomia das escolas;