O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 | II Série A - Número: 115 | 7 de Fevereiro de 2012

A União Europeia tem agido em conformidade e estas áreas foram identificadas como prioridades políticas na sua Estratégia Europa 2020. O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia contribuirá plenamente para a consecução de objetivos de algumas iniciativas emblemáticas como «União da Inovação», «Juventude em Movimento», «Uma política industrial integrada para a era da globalização» e «Uma Europa eficiente em termos de recursos». Todas elas constituem o quadro político abrangente para as ações da União Europeia nestes domínios.
Nesse sentido, alguns dos objetivos gerais do EIT são os de contribuir para o reforço da capacidade de inovação dos Estados-membros e da União Europeia, fomentando a formação de parcerias integradas que combinem atividades de inovação, de investigação e de educação e que se assumam como polos emblemáticos mundialmente reconhecidos para novos modelos de inovação e agir no sentido de dar resposta aos grandes desafios societais através do desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, segundo os padrões internacionais mais exigentes.
Alguns objetivos mais específicos complementam os anteriores e criam valor económico e social, aumentando o rendimento decorrente de níveis mais elevados de colaboração e cooperação, como, por exemplo, o reforço da atratividade e da importância comercial dos estudos de pós-graduação, desenvolver laços de colaboração eficazes entre centros de excelência, a fim de criar uma massa crítica para a inovação e a educação avançadas, promover o desenvolvimento de produtos e de processos inovadores em domínios em que as falhas do mercado conduzem a uma prestação deficitária, estimular o empreendedorismo em toda a União Europeia, tendo em vista criar novas atividades empresariais e uma maior realização do valor potencial dos resultados da investigação e da educação, reforçar os centros excelência existentes e potenciais da União Europeia em matéria de ensino, de investigação e de inovação, a fim de formar centros de atividades competitivos à escala mundial e que gozem de uma reputação mundial de excelência, resolver as disparidades em matéria de capacidade de inovação na União Europeia graças ao desenvolvimento e à partilha de conhecimento que integre os resultados de novos modelos de governação e de práticas de inovação, entre outros.

Principais aspetos: Para alcançar os objetivos supracitados o EIT combina a orientação estratégica com o trabalho das suas Comunidades de Conhecimento e Inovação (CCI).
As CCI constituem parcerias altamente integradas, que reúnem excelentes universidades, centros de investigação, pequenas e grandes empresas e outros agentes de inovação numa base de longo prazo em torno de desafios societais específicos.
No âmbito do EIT, as CCI, em termos individuais, gozam de significativo grau de autonomia na definição da sua organização interna, da sua composição, da sua agenda e dos seus métodos de trabalho, podendo escolher a abordagem mais adequada para satisfazer os seus objetivos. A nível estratégico, o EIT organiza o processo de seleção das CCI, coordena-as num quadro flexível e difunde os seus melhores modelos de financiamento e de governação.
Através das CCI, o EIT ajuda a criar ambientes em que a inovação seja mais provável de progredir e gerar novas formas de colaboração no domínio do ensino superior, da investigação e das empresas. Esta abordagem contribui para enfrentar os desafios societais cada vez mais complexos previstos no Horizonte 2020 e a EIT introduzem um verdadeiro valor acrescentado a nível da União: superar a fragmentação; reforçar o impacto dos investimentos em matéria de educação, investigação e inovação, bem como desenvolver talento através das fronteiras e incentivar o espírito empresarial através da integração do triângulo do conhecimento.
A superação da fragmentação poderá ser realizada através de parcerias integradas a longo prazo e alcançar a massa crítica pela dimensão europeia. De forma cooperativa, O EIT trará as parcerias selecionadas nas CCI para um nível estratégico e mais permanente. Parceiros de grande craveira mundial poderão encontrar-se em novas configurações, otimizando recursos existentes, acedendo a novas oportunidades comerciais, criando novas cadeias de valor.
O EIT atuará também como catalisador da investigação já existente, explorando tecnologias e resultados de investigação. As atividades de inovação contribuem, por sua vez, para alinhar e provocar um efeito de alavanca nos investimentos em investigação e para tornar as atividades de ensino e formação mais reativas às necessidades das empresas. O EIT foi dotado de um elevado grau de flexibilidade para testar novos modelos