O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

55 | II Série A - Número: 179S1 | 11 de Maio de 2012

3. Análise Como supra se referiu, a COM(2011)163Final visa identificar os resultados alcançados desde a adoção do Plano de Ação PICI, descreve as etapas previstas para cada ação, tanto a nível europeu como internacional, e procura intensificar a cooperação entre os Estados-Membros e o sector privado aos níveis nacional, europeu e internacional.
Adota-se no presente relatório a metodologia de exposição utilizada na presente Comunicação.

3.1. Um Cenário em Evolução A COM(2011)163Final dá conta da “dependência social, política e económica da Europa em relação às TIC, mas também o crescimento constante do número, âmbito, sofisticação e impacto potencial das ameaças – sejam elas naturais ou de origem humana”, salientando o surgimento de novas ameaças tecnologicamente mais sofisticadas, verificando-se “uma tendência para a utilização das TIC na conquista de predomínio político, económico e militar, nomeadamente através das suas capacidades ofensivas. A «ciberguerra» ou o «ciberterrorismo» são por vezes mencionados neste contexto”.
A Comunicação agrupa as ameaças em três tipologias: - As que têm por finalidade a exploração, como as «ameaças avançadas persistentespara fins de espionagem económica e política (por exemplo, GhostNet), o roubo de identidades, os recentes ataques ao sistema de comércio de emissões22 ou os ataques contra os sistemas TI dos Estados; - As que têm por finalidade introduzir perturbações, como os ataques de Recusa Distribuída de Serviço ou "spamming" gerado via "botnets" (por ex., a rede Conficker de 7 milhões de máquinas e a rede Mariposa, com base em Espanha, de 12,7 milhões de máquinas), a Stuxnet e o corte de meios de comunicação; 22 Ver Q&A em: http://europa.eu/rapid/ pressReleasesAction.do?reference=MEMO/11/34&format=HTML&aged=0&language=EN&guiLanguage=fr.