O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

22 | II Série A - Número: 025 | 22 de Novembro de 2013

Ao longo dos seus 36 anos de história, este festival ganhou a legitimidade de um público fiel, alargado socialmente e sempre em crescimento, que, através do festival, acedeu à criação contemporânea de teatro e das artes performativas. Não é exagerado afirmar que não existe nada de semelhante na cidade do Porto.
Tornou-se aliás um dos principais refúgios onde públicos e criadores da cidade se continuam a encontrar.
O trabalho do FITEI garantiu a circulação dos espetáculos que programa praticamente por todas as salas do país, e é uma das principais plataformas de relações com companhias e artistas internacionais, uma das principais portas de entrada de artistas mas também de internacionalização de artistas portugueses. Assim o confirmam as inúmeras cartas públicas de apoio de entidades internacionais em reação à extinção do festival, exigindo unanimemente ao governo português que reconsidere a decisão: «A Revista Galega de Teatro manifesta a súa estupefacción e o seu pesar ante a decisión da DGArtes de no dar apoio ao FITEI»; «Si le festival existe depuis si longtemps, ce ne peut être qu’en raison de l’excellence de sa programmation et la validité de son mandat», afirma Paul-Antoine Taillefer, Diretor artístico do Théatre Danse; «o FITEI constitui um Farol no nevoeiro de pesar que nos rodea. Apagá-lo significaria enterrar um recurso cultural, econômico e turístico de primeira linha» afirma Pilar Sánchez, Produtora Cultural; «Solo en un contexto totalitário se puede eliminar el FITEI» afirma Manuel Sesma Sanz, crítico espanhol; «Esa palabra tan utilizada en estos tempos que es la “internacionalización” hay que decir que para ello estruturas como FITEI son las herramientas necessárias para conseguir este propósito» afirma a Rayuela Producciones Teatralles S.L.; «queremos expressar nuestro total respaldo al FITEI, uno de los acontecimentos culturales más importantes del âmbito Ibérico, puerta importante de nexos com Latinoamérica» afirma Dr. Juan Andrade Polo, Director del Festival Internacional Escenarios del Mundo.
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo que mobilize os recursos necessários ao reforço de verbas para o apoio às artes e lance um concurso extraordinário de apoio às artes com vista a colmatar as deficiências territoriais de oferta cultural.

Assembleia da República, 22 de novembro de 2013.
As Deputadas e os Deputados do Bloco de Esquerda, Catarina Martins — Pedro Filipe Soares — Mariana Mortágua — Cecília Honório — Luís Fazenda — Helena Pinto — João Semedo — Mariana Aiveca.
A DIVISÃO DE REDAÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL.